Endurance 100 KM Super Kart – Kartódromo RBC Racing

Campeonatos Indoor

Endurance 100 KM Super Kart

Endurance 100 KM Super Kart

 

REGULAMENTO 100KM KART 2021

 

1 – ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO:

Kartódromo RBC Racing

2- PARTICIPAÇÃO/INSCRIÇÃO:

I– Para participar do Endurance 100 km RBC Racing, os pilotos deverão fazer as inscrições na secretaria do Kartódromo até dia 20/07/2021.

II-A taxa de inscrição será de R$ 390,00 (trezentos e noventa reais) a vista ou no cartão.

III-A idade mínima para participar da corrida é de 14 anos.

IV-Todos os pilotos deverão assinar o termo de responsabilidade antes da corrida.

V-Pilotos com idade inferior a 18 anos deverão ter a autorização expressa dos pais no termo de responsabilidade.

VI-Poderá participar da corrida qualquer piloto, não importando se é filiado a uma federação automobilística ou não.

VII-A organização poderá cancelar a corrida se até a data limite para inscrição não houver no mínimo 20 equipes inscritas.

VIII-É expressamente proibido trazer alimentos e bebidas para serem consumidos dentro das dependências do Kartódromo.

IX-Todos os integrantes das equipes que estiverem nas dependências do Kartódromo deverão usar máscara de proteção.

X– Todos os pilotos inscritos deverão ter experiência no SUPER KART e a sua inscrição deverá ser aprovada pela organização.

3 – EQUIPES:

I-Equipe Individual: Será considerada Equipe Individual, a equipe que tiver apenas UM KART na competição.

II-Equipe Dupla: Será considerada Equipe Dupla, a equipe que optar por colocar DOIS KARTS na competição.

III-A definição de equipe Individual ou Dupla se dará no ato da inscrição, na qual o piloto irá informar seu modelo de Equipe.

4 – PROGRAMAÇÃO – DATA E HORÁRIO:

1° Evento:  05/02/2021 (Realizado)

2° Evento: 21/05/2021 (Realizado)

3° Evento: 30/07/2021

I – Início das inscrições no dia do evento às 17h30min. Após o inicio da prova da categoria Duplas as 19h30min o Kartódromo não aceitará mais inscrições novas para nenhuma categoria.

Categoria Dupla

INICIO TÉRMINO ATIVIDADE
17h30min 18h30min Entrada
18h35min 18h55min Briefing e sorteio
19h00min 19h05min Tomada de tempo
19h20min 20h50min

 CORRIDA

Categoria Individual

INICIO TÉRMINO ATIVIDADE
18h30min 20h00min Entrada
20h45min 21h05min Briefing e sorteio
21h10min 21h15min Tomada de tempo
21h20min 22h50min  CORRIDA

 

5– BRIEFING

I-Somente poderá participar do briefing um integrante de cada equipe.

II-A equipe que não for representada por um de seus integrantes no briefing no horário marcado deverá largar no final do pelotão.

6 – NÚMERO DE PARTICIPANTES:

I-O número máximo de equipes participantes será:

EQUIPE INDIVIDUAL – 40 EQUIPES

EQUIPES DUPLAS – 20 EQUIPES

O piloto que quiser participar das duas categorias será contemplado com 15% de desconto na segunda inscrição.

II-Cada equipe deverá ser formada com até 2 (dois) pilotos independentes da categoria.

III-Um mesmo piloto poderá participar de mais de uma equipe.

7- INDUMENTÁRIA OBRIGATÓRIA:

I-Capacete de proteção com viseira, luvas, sapatilhas ou tênis cano alto e macacão.

II-Luvas, macacão, protetor cervical, protetor de costelas e capacete poderão ser emprestados pelo Kartódromo.

III– Caso o piloto não esteja utilizando todos os equipamentos de uso obrigatório, será mostrada a bandeira preta com círculo laranja ao piloto. O mesmo deverá dirigir-se ao parque fechado, colocar o equipamento faltante e poderá retornar a corrida.  A Organização se reserva o direito de IMPEDIR de participar da prova o piloto que não se recusar a utilizar equipamento mínimo de segurança descrito.

IV– Caso o piloto precise parar para colocar o equipamento faltante, a parada não poderá ser utilizada como parada obrigatória.

8 – EQUIPAMENTO: CHASSI-MOTOR:

I-Será fornecido o SUPER KART pela organização, através de sorteio na presença do piloto responsável, no horário estipulado pela organização.

II-A organização se reserva o direito de retirar um kart da prova por diferença de desempenho.

III-Fica proibido qualquer tipo de manutenção nos karts por parte das equipes.

9 – SORTEIO DOS KARTS:

I– Os karts serão sorteados na presença dos participantes;

II-Sorteio das Equipes Duplas: Será separado todos os números impares para o sorteio do primeiro kart de cada Equipe Dupla, o segundo kart da equipe será o número subsequente.

Ex: A Equipe Dupla X foi sorteada com o kart 109, o outro kart da equipe será o número 110, e assim por diante.

10 – CRONOMETRAGEM:

I-Será obrigatório para todos os pilotos, a utilização do sensor de cronometragem fornecido pela organização.

II-Se o piloto ingressar na pista sem o sensor, sua equipe será penalizada com a perda das voltas que não foram cronometradas.

11 – ABASTECIMENTO:

I-Os karts serão abastecidos pela organização com a mesma quantidade de combustível para todos os karts.

II-Caso o kart pare na pista por falta de combustível ou andar devagar atrapalhando os outros concorrentes, a equipe será penalizada com acréscimo de 20 segundos ao final da prova.

12 – GRID DE LARGADA:

I– O grid será formado com base no resultado da tomada de tempo.

II – A tomada de tempo será de 5 minutos.

II-A largada será em movimento em fila dupla.

13 – PROVA:

I-A corrida será na frota de SUPER KART do Kartódromo.

II-A duração da prova será de 1h30min. mais uma volta.

III-A bandeira branca de ÚLTIMA VOLTA será mostrada no posto do diretor de prova ao líder da prova em sua primeira passagem pela faixa de cronometragem depois de completado 1h30min de prova, abrindo assim a última volta da corrida.

IV-Em caso de paralisação por bandeira vermelha, o tempo não será reposto.

V-Se não houver mais condições de segurança para a sua continuidade, a prova se dará por encerrada. O resultado final terá por base a volta anterior aquela em que a prova foi interrompida.

VI-Será permitido um kart empurrar outro para estratégia de equipe.

VII-Caso fique evidenciado que o kart que está empurrando o outro kart esteja faltando peso, os dois serão penalizados com acréscimo de 20 segundos para cada kart ao final da prova.

14 – PESO MÍNIMO DO PILOTO:

I-O peso mínimo base obrigatório do piloto será de 100 (cem) quilos, o piloto que não atingir este peso deverá usar lastros que serão fornecidos pela organização conforme tabela abaixo.

II-Haverá tolerância de até 500 gramas a menos no peso do piloto na conferência das paradas obrigatórias.

PESO LASTRO
De 60 kg a 64,99 kg  4 lastros de 10 quilos
De 65 kg a 69,99 kg  3 lastros de 10 quilos e 1 lastro de 5 quilos
De 70 kg a 74,99 kg  6 lastros de 5 quilos
De 75 kg a 79,99 kg  5 lastros de 5 quilos
De 80 kg a 84,99 kg  4 lastros de 5 quilos
De 85 kg a 89,99 kg  3 lastros de 5 quilos
De 90 kg a 94,99 kg  2 lastros de 5 quilos
De 95 kg a 99,99 kg  1 lastro de 5 quilos
De 100 kg acima  Não precisa usar lastro.

III– Os lastros deverão ser colocados no kart pelo próprio piloto da equipe.

IV– Os lastros de 10 quilos são exclusivamente para pilotos que pesarem até 69,99 quilos.

V– Todos os pilotos que entrarem no box para cumprir a parada obrigatória ou por qualquer outro motivo deverá ser pesado.

VI-A retirada e a conferência dos lastros será de responsabilidade da organização.

VII-Caso falte peso no ato da conferência, a equipe sofrerá punições conforme abaixo:

-Para cada lastro de 5 quilos que faltar, acréscimo de 20 segundos ao final da prova.

-Para cada lastro de 10 quilos que faltar, acréscimo de 40 segundos ao final da prova.

VIII-A punição por falta de peso será imediatamente anunciada pelo serviço de som do Kartódromo.

15 – PARADA OBRIGATÓRIA:

I-Todas as equipes deverão fazer no mínimo 1 (uma) parada obrigatória com 10 (dez) minutos.

II-A equipe que terminar a corrida e não tiver feito uma parada obrigatória, estará automaticamente desclassificada.

III – Falta de tempo na parada obrigatória:

  1. Falta de tempo até 29,99 segundos – acréscimo de 1 (um) minuto no tempo do kart ao final da prova.
  2. Falta de tempo acima de 29,99 segundos até 59,99 minuto – acréscimo 2 minutos no tempo total do kart ao final da prova.
  3. Falta de tempo acima de 1 minuto – parada não válida.

IV– Ao chegar ao box para a parada obrigatória, o piloto deverá descer do kart, passar pela balança para conferência de peso, assinar a súmula, retirar a placa contendo o número com sensor, entregar a outro piloto de sua equipe ou colocá-la em outro kart que será sorteado no parque fechado.

V– O piloto que irá passar o kart a outro piloto de sua equipe, não poderá ficar dentro do parque fechado.

VI– Os karts a serem sorteados estarão dispostos em três filas. Um fiscal da organização fará o sorteio da fila onde o piloto deverá pegar o primeiro kart que estiver à disposição.

VII-O mesmo piloto poderá retornar a pista com o kart sorteado ou repassar para outro piloto de sua equipe.

VIII-A parada do piloto que não assinar a súmula não será válida.

IX-Não será permitido parar na pista para fazer o controle do tempo. A equipe que for flagrada parando na pista para controlar o tempo de volta será penalizada com acréscimo de 20 segundos ao final da prova.

X-Sempre que for entrar no parque fechado por qualquer motivo, o piloto deverá levantar a mão na entrada da reta principal sinalizando sua intenção.

XI-Ao final da corrida, os pilotos que estiverem na condução do kart deverão ser pesados.

XII-O piloto que descer do kart sem a autorização da organização ao término da prova acarretará na desclassificação de sua equipe.

XI – Caso a parada do piloto não seja válida por deficiência de tempo acima de 1 minuto, o piloto será avisado através de bandeira branca com um x em vermelho que será mostrada pelo diretor de prova e, o número do kart aparecerá no painel de números na linha de chegada.

16 – FECHAMENTO DO PARQUE FECHADO:

I-A entrada para o parque fechado será fechada 15 minutos antes de completar 1h30min de prova.

II-O kart que entrar no parque fechado neste período estará automaticamente desclassificado.

17 – PONTUAÇÃO PARA EQUIPE DUPLA E INDIVIDUAL:

POSIÇÃO PONTOS POSIÇÃO PONTOS
1 30 15 13
2 27 16 12
3 25 17 11
4 24 18 10
5 23 19 9
6 22 20 8
7 21 21 7
8 20 22 6
9 19 23 5
10 18 24 4
11 17 25 3
12 16 26 2
13 15 27 1
14 14

18- DESEMPATE:

I-Na hipótese de empate na soma de pontos para as equipes duplas, o melhor resultado será definido conforme abaixo:
-Será declarada vencedora, a equipe que tiver obtido o melhor resultado de pista em qualquer dos dois karts na última etapa do campeonato.

II-Na hipótese de empate na soma dos pontos para as equipes individuais, será declarada campeã a equipe que tiver obtido o melhor resultado de pista na última etapa do campeonato.

19 – COMUNICAÇÃO PISTA E BOX:

I-É terminantemente proibida a utilização de qualquer equipamento de comunicação entre o piloto e sua equipe durante a prova, seja via rádio, telefone móvel ou qualquer outro equipamento de transmissão. O descumprimento desta regra caberá ao infrator a desclassificação da prova.

20 – QUEBRA NA PISTA:

I-Em caso de quebra na pista, o piloto deverá tirar a placa de identificação do kart, retornar ao box sem passar pelo laço da cronometragem que fica em frente ao posto de direção de prova (faixa quadriculada), entrar no parque fechado e aguardar a conferência do peso em seu kart por um fiscal de pista. Ele poderá optar por voltar para a pista em outro kart ou aproveitar e fazer uma parada obrigatória de 10 minutos. Se a opção for fazer a parada obrigatória, ele deverá assinar a súmula e voltar para a pista ou passar para outro piloto de sua equipe.

II-Se o piloto passar pelo laço da cronometragem, (área delimitada) a equipe perderá 1 (uma) volta.

III-O piloto em hipótese alguma, poderá pular a mureta dos boxes, caso isso ocorra, sua equipe perderá 1 (uma) volta.

21 – DA PARALISAÇÃO DA PROVA:

I-A prova poderá ser paralisada pelo diretor de prova em função de acidente, remoção de kart, bloqueio de pista ou outra situação de segurança, sendo apresentada a bandeira vermelha no posto do diretor de prova. No caso de paralisação da prova, na entrada do parque fechado será colocado um cone com uma bandeira vermelha sinalizando que será proibido entrar no parque fechado naquele momento.

II-O kart que não respeitar e entrar no parque fechado deverá retornar a pista no mesmo kart que entrou, sem que haja qualquer tipo de manutenção ou troca de piloto e sua equipe será penalizada com a perda de uma volta.

III-Se a prova for paralisada e tiver algum kart no parque fechado cumprindo a parada obrigatória ou por outro motivo, o mesmo poderá continuar com sua estratégia de parada, quando retornar a pista deverá observar a orientação do diretor de prova, que indicará o local no qual ele deverá parar após a passagem dele pela faixa da cronometragem, no caso de parada obrigatória.

IV-No caso de paralisação da prova, os karts poderão ser recolhidos ao parque fechado ou agrupados na reta principal, onde permanecerão até que seja autorizado o reinício da prova, não sendo permitida qualquer manutenção ou reabastecimento.

V-No caso de haver necessidade de manutenção no kart neste momento, este somente poderá ser feito após o reinicio da prova.

VI-A prova será reiniciada na ordem de classificação da volta anterior a paralisação, completando o tempo previsto no regulamento.

VII-Durante o tempo de neutralização da prova, o tempo continuará sendo contado e não será acrescentado ao seu final, mesmo que não tenha sido completado 75% (setenta e cinco por cento) do tempo previsto, caso o motivo da interrupção da mesma seja superior a 1 (uma) hora, a prova será encerrada.

VIII-Não caberá recurso contra a decisão de interrupção ou encerramento da prova.

22 – PENALIDADES:

I-As equipes estarão sujeitas as penalidades abaixo, a serem aplicadas pela organização, em razão de infrações cometidas por seus pilotos e/ou integrantes:

ÍTEM INFRAÇÃO PENALIDADE
1 Praticar atitudes antidesportivas contra outros pilotos, membros de equipes, oficiais de competição, autoridades desportivas e ao público. Acréscimo 10 segundos ao tempo total do kart ao final da prova.
2 Não obedecer a sinalização por bandeira. Acréscimo de 10 segundos ao tempo total do kart ao final da prova.
3 Passar a pé pela faixa da cronometragem Acréscimo de 10 segundos ao tempo total do kart ao final da prova.
4 Pular a mureta dos boxes Acréscimo de 10 segundos ao tempo total do kart ao final da prova.
5 Parar na pista por falta de combustível ou andar devagar atrapalhando outros concorrentes Acréscimo de 20 segundos ao tempo total do kart ao final da prova.
6 Falta de peso (lastros de 5 quilos) Acréscimo de 20 segundos ao tempo total do kart ao final da prova por cada lastro que faltar.
7 Falta de peso (lastros de 10 quilos) Acréscimo de 40 segundos ao tempo total do kart ao final da prova por cada lastro que faltar.
8 Kart faltando peso auxiliando (empurrando) outro kart Acréscimo de 20 segundos ao tempo total dos dois karts ao final da prova.
9 Pilotar sem a indumentária completa Retornar ao parque fechado, complementar o item que estava faltando, voltar a pista sem trocar de kart ou piloto, não podendo utilizar como parada obrigatória.
10 Não comparecer quando comunicado oficialmente ao briefing Largar no final do pelotão.
11 Ingerir bebidas alcoólicas durante o evento nas áreas técnicas e desportivas do local do evento Não poderá participar da corrida
12 Não comparecer ou comparecer indevidamente trajado à solenidade de entrega de prêmios Não fará jus ao prêmio
13 Não assinar a súmula no parque fechado Parada inválida
14 Não pesar ao final da prova Desclassificação da prova.
15 Entrar no parque fechado após 1h15min de prova Desclassificação da prova.
16 Comunicação com o piloto por qualquer equipamento de comunicação. Desclassificação da prova
17 Falta de tempo até 29,99 segundos na parada obrigatória de 10 minutos Acréscimo de 1 minuto no tempo do kart ao final da prova
18 Falta de tempo de 29,99 segundos até 1 minuto na parada obrigatória de 10 minutos Acréscimo de 2 minutos no tempo do kart ao final da prova
19 Falta de tempo acima de 1 minuto na parada obrigatória de 10 minutos Parada não válida

 

II-Qualquer alteração de última hora a este regulamento que venha a ser solicitado pelas equipes deverá ser feito através de votação.

23– CASOS OMISSOS: 

I-A alteração somente será aceita caso a maioria das equipes inscritas estejam de acordo.

II-Qualquer ocorrência que não conste neste regulamento será avaliada e julgada pela comissão organizadora do evento.

24- CLASSIFICAÇÃO FINAL POR EVENTO

I-Será declarada VENCEDORA da ETAPA POR Equipe Individual, a equipe que terminar a corrida em melhor colocação aos seus concorrentes.

II-Será declarada VENCEDORA DA ETAPA POR Equipe Dupla, a equipe que após somar os pontos adquiridos pelos seus dois karts obtiverem a maior soma de pontos AOS SEUS CONCORRENTES.

25 – CLASSIFICAÇÃO GERAL FINAL

I – EQUIPES DUPLAS:

Será declarada campeã da categoria “Equipe Dupla” a equipe que tiver a maior soma de pontos, considerando descarte do pior resultado entre os três eventos.

II –EQUIPE INDIVIDUAL:

Será declarada campeã da categoria “Individual” a equipe que tiver a maior soma de pontos, considerando descarte do pior resultado entre os três eventos.

26 – DESCARTE:

I-Todas as equipes Duplas e Individuais deverão descartar o pior resultado adquirido entre as três etapas. No descarte de pontos para a categoria dupla será o pior resultado da soma dos dois karts. A etapa em que o piloto foi desclassificado não poderá ser utilizada como descarte.

27 – PREMIAÇÃO:

I-Troféu para as Equipes Duplas do 1º ao 5º colocados (dois troféus para cada posição)

II-Troféu para as Equipes Individuais do 1º ao 5º colocados (um troféu para cada posição)

III- Desconto de 50% na inscrição do Endurance 210km de 2021 para a equipe campeã geral de dupla e individual.

VI- Troféus para equipes campeã, vice-campeão, 3°, 4° e 5° colocada geral  das categorias individual e dupla.

PONTUAÇÃO

Vespasiano, Junho de 2021.

 

Adendo I

Item 2

2- PARTICIPAÇÃO/INSCRIÇÃO

XI- Após o inicio da prova da categoria Duplas as 19h30min o Kartódromo não aceitará mais inscrições novas para nenhuma categoria.

Item 12

12- GRID DE LARGADA

III- O piloto que realizar a tomada de tempo, obrigatoriamente deverá iniciar a corrida.

IV- Não haverá troca de kart na tomada de tempo.

Item 13

13- PROVA

VIII- A equipe ou piloto individual que abandonar a corrida não poderá mais retornar a prova.

Vespasiano, Julho 2021

Kartódromo RBC Racing.