Endurance 100 KM Super Kart – Kartódromo RBC Racing

Campeonatos Indoor

Endurance 100 KM Super Kart

Endurance 100 KM Super Kart

 

REGULAMENTO:

Todos os pilotos inscritos deverão ter experiência no SUPER KART e a sua inscrição deverá ser aprovada pela organização.

1 – ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO:

Kartódromo RBC Racing

2- PARTICIPAÇÃO/INSCRIÇÃO:

I-Para participar do Endurance 100 km RBC Racing, os pilotos deverão fazer as inscrições na secretaria do Kartódromo até dia 25/08/2020.

II-A taxa de inscrição será de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais) a vista ou R$ 390,00 (trezentos e noventa reais) de até 3x no cartão de credito por piloto.

III-A idade mínima para participar da corrida é de 14 anos.

VI-Todos os pilotos deverão assinar o termo de responsabilidade antes da corrida.

V-Pilotos com idade inferior a 18 anos deverão ter a autorização expressa dos pais no termo de responsabilidade.

VI-Poderá participar da corrida qualquer piloto, não importando se é filiado a uma federação automobilística ou não.

VII-A organização poderá cancelar a corrida se até a data limite para inscrição não houver no mínimo 20 equipes inscritas.

VIII-É expressamente proibido trazer alimentos e bebidas para serem consumidos dentro das dependências do Kartódromo.

IX-Todos os integrantes das equipes que estiverem nas dependências do Kartódromo deverão usar máscara de proteção.

X- Todos os pilotos inscritos deverão ter experiência no SUPER KART e a sua inscrição deverá ser aprovada pela organização.

3EQUIPES:

I-Equipe Individual: Será considerada Equipe Individual, a equipe que tiver apenas um kart na competição.

Será declarada Campeã da Equipe Individual, a equipe que terminar a corrida em melhor colocação aos seus concorrentes.

II-Equipe Dupla: Será considerada Equipe Dupla, a equipe que optar por colocar dois karts na competição.

Será declarada Campeã da Equipe Dupla, a equipe que após somar os pontos adquiridos pelos seus dois karts obtiverem a maior soma de pontos.

III-A definição de equipe Individual ou Dupla se dará no ato da inscrição, na qual o piloto irá informar seu modelo de Equipe.

4 – PROGRAMAÇÃO – DATA E HORÁRIO:

1° Evento:  31/07/2020 Realizado

2° Evento: 04/09/2020

INICIO TÉRMINO ATIVIDADE
18h00min  19h00min  INSCRIÇÕES
19h05min  19h25min  BRIEFING E SORTEIO DOS KARTS
19h30min

 

20h00min

19h40min  TOMADA DE TEMPO

 

LARGADA

5– BRIEFING

I-Somente poderá participar do briefing um integrante de cada equipe.

II-A equipe que não for representada por um de seus integrantes no briefing no horário marcado deverá largar no final do pelotão.

6 – NÚMERO DE PARTICIPANTES:

I-O número máximo de equipes participantes será de 32 (trinta e duas) e o mínimo de 20 (vinte).

II-Cada equipe deverá ser formada com até 2 (dois) pilotos.

III-Um mesmo piloto poderá participar de mais de uma equipe.

7- INDUMENTÁRIA OBRIGATÓRIA:

I-Capacete de proteção com viseira, luvas, sapatilhas ou tênis cano alto e macacão.

II-Luvas, macacão e capacete poderão ser emprestados pelo Kartódromo.

8 – EQUIPAMENTO: CHASSI-MOTOR:

I-Será fornecido o SUPER KART pela organização, através de sorteio na presença do piloto responsável, no horário estipulado pela organização.

II-A organização se reserva o direito de retirar um kart da prova por diferença de desempenho.

III-Fica proibido qualquer tipo de manutenção nos karts por parte das equipes.

9 – SORTEIO DOS KARTS:

I-Os karts serão sorteados na presença dos participantes;

II-Sorteio das Equipes Duplas: Será separado todos os números impares para o sorteio do primeiro kart de cada Equipe Dupla, o segundo kart da equipe será o número subsequente.

Ex: A Equipe Dupla X foi sorteada com o kart 109, o outro kart da equipe será o número 110, e assim por diante.

III-Sorteio para Equipes Individuais: Entrarão no sorteio para as Equipes Individuais os karts que não foram sorteados para as Equipes Duplas.

10 – CRONOMETRAGEM:

I-Será obrigatório para todos os pilotos, a utilização do sensor de cronometragem fornecido pela organização.

II-Se o piloto ingressar na pista sem o sensor, sua equipe será penalizada com a perda das voltas que não foram cronometradas.

11 – ABASTECIMENTO:

I-Os karts serão abastecidos pela organização com a mesma quantidade de combustível para todos os karts.

II-Caso o kart pare na pista por falta de combustível, a equipe será penalizada com a perda de 1 (uma) volta ao final da prova.

12 – LARGADA:

I-A largada será no estilo em movimento em fila dupla, será definida através de tomada de tempo.

13 – PROVA:

I-A corrida será na frota de SUPER KART do Kartódromo.

II-A duração da prova será de 1h30min. e mais uma volta.

III-A bandeira branca de ÚLTIMA VOLTA será mostrada no posto do diretor de prova ao líder da prova em sua primeira passagem pela faixa de cronometragem depois de completado 1h30min horas de prova, abrindo assim a última volta da corrida.

IV-Em caso de paralisação por bandeira vermelha, o tempo não será reposto.

V-Se não houver mais condições de segurança para a sua continuidade, a prova se dará por encerrada. O resultado final terá por base a volta anterior aquela em que a prova foi interrompida.

VI-Será permitido um kart empurrar outro para estratégia de equipe.

VII-Caso fique evidenciado que o kart que esta empurrando o outro kart esteja faltando peso, os dois serão penalizados com a perda de 5 voltas.

14 – PESO MÍNIMO DO PILOTO:

I-O peso mínimo base obrigatório do piloto será de 100 (cem) quilos, o piloto que não atingir este peso deverá usar lastros que serão fornecidos pela organização conforme tabela abaixo.

II-Haverá tolerância de até 500 gramas a menos no peso do piloto na conferência das paradas obrigatórias.

PESO LASTRO
De 60 kg a 64,99 kg  4 lastros de 10 quilos
De 65 kg a 69,99 kg  3 lastros de 10 quilos e 1 lastro de 5 quilos
De 70 kg a 74,99 kg  6 lastros de 5 quilos
De 75 kg a 79,99 kg  5 lastros de 5 quilos
De 80 kg a 84,99 kg  4 lastros de 5 quilos
De 85 kg a 89,99 kg  3 lastros de 5 quilos
De 90 kg a 94,99 kg  2 lastros de 5 quilos
De 95 kg a 99,99 kg  1 lastro de 5 quilos
De 100 kg acima  Não precisa usar lastro.

III- Os lastros deverão ser colocados no kart pelo próprio piloto da equipe.

IV- Os lastros de 10 quilos são exclusivamente para pilotos que pesarem até 69,99 quilos.

V- Todos os pilotos que entrarem no box para cumprir a parada obrigatória ou por qualquer outro motivo deverá ser pesado.

VI-A retirada e a conferência dos lastros será de responsabilidade da organização.

VII-Caso falte peso no ato da conferência, a equipe sofrerá punições conforme abaixo:

-Para cada lastro de 5 quilos faltante, perda de 1 volta.

-Para cada lastro de 10 quilos faltante, perda de 2 voltas.

VIII-A punição por falta de peso será imediatamente anunciada pelo serviço de som do Kartódromo.

15 – PARADA OBRIGATÓRIA:

I-Todas as equipes deverão fazer no mínimo 1 (uma) parada obrigatória com 10 (dez) minutos.

II-A equipe que terminar a corrida e não tiver feito uma parada obrigatória de 10 minutos, estará automaticamente desclassificada.

III-Ao chegar ao box para a parada obrigatória, o piloto deverá descer do kart, passar pela balança para conferência de peso, assinar a súmula, retirar a placa contendo o número com sensor e colocá-la em outro kart que será sorteado no parque fechado.

IV-O mesmo piloto poderá retornar a pista com o kart sorteado ou repassar para outro piloto de sua equipe.

V-A parada obrigatória não será considerada se o piloto não assinar a súmula.

VI-Não será permitido parar na pista para fazer o controle do tempo.A equipe que for flagrada parando na pista para controlar o tempo de volta será penalizada em 1 volta.

VII-Sempre que for entrar no parque fechado por qualquer motivo, o piloto deverá levantar a mão na entrada da reta principal sinalizando sua intenção.

VIII-Ao final da corrida, os pilotos que estiverem na condução do kart deverão ser pesados.

IV-O piloto que descer do kart sem a autorização da organização ao término da prova acarretará na desclassificação de sua equipe.

16 FECHAMENTO DO PARQUE FECHADO:

I-A entrada para o parque fechado será fechada 15 minutos antes de completar 1h30min de prova.

II-O kart que entrar no parque fechado neste período estará automaticamente desclassificado.

17 – PONTUAÇÃO PARA EQUIPE DUPLA:

 

Posição

Pontos  

Posição

Pontos
01 30

 

14

 

14

 

02

 

27

 

15 13
03

 

25

 

16

 

12

 

04

 

24

 

17

 

11

 

05 23 18

 

10

 

06

 

22

 

19

 

09

 

07

 

21

 

20 08
08

 

20

 

21

 

07
09

 

19

 

22 06
10 18 23 05
11

 

17

 

24 04
12 16

 

25 03
13 15

 

26

 

02
    27 01

18- DESEMPATE:

I-Na hipótese de empate na soma de pontos para as equipes duplas, o melhor resultado será definido conforme abaixo:
Será declarada vencedora, a equipe que tiver obtido o melhor resultado de pista em qualquer dos dois karts.

19 – COMUNICAÇÃO PISTA E BOX:

I-É terminantemente proibida a utilização de qualquer equipamento de comunicação entre o piloto e sua equipe durante a prova, seja via rádio, telefone móvel ou qualquer outro equipamento de transmissão.

II-O descumprimento desta regra acarretará em perda de 1 (uma) volta para a equipe e, será comunicado através do serviço de som do Kartódromo.

20 – QUEBRA NA PISTA:

I-Em caso de quebra na pista, o piloto deverá tirar a placa de identificação do kart, retornar ao box sem passar pelo laço da cronometragem que fica em frente ao posto de direção de prova (faixa quadriculada), entrar no parque fechado e aguardar a conferência do peso em seu kart por um fiscal de pista. Ele poderá optar por voltar para a pista em outro kart ou aproveitar e fazer uma parada obrigatória de 10 minutos. Se a opção for fazer a parada obrigatória, ele deverá assinar a súmula e voltar para a pista ou passar para outro piloto de sua equipe.

II-Se o piloto passar pelo laço da cronometragem, (área delimitada) a equipe perderá 1 (uma) volta.

III-O piloto em hipótese alguma, poderá pular a mureta dos boxes, caso isso ocorra, sua equipe perderá 1 (uma) volta.

21 – DA PARALISAÇÃO DA PROVA:

I-A prova poderá ser paralisada pelo diretor de prova em função de acidente, remoção de kart, bloqueio de pista ou outra situação de segurança, sendo apresentada a bandeira vermelha no posto do diretor de prova. No caso de paralisação da prova, na entrada do parque fechado será colocado um cone com uma bandeira vermelha sinalizando que será proibido entrar no parque fechado naquele momento.

II-O kart que não respeitar e entrar no parque fechado deverá retornar a pista no mesmo kart que entrou, sem que haja qualquer tipo de manutenção ou troca de piloto e sua equipe será penalisada com a perda de uma volta.

III-Se a prova for paralisada e tiver algum kart no parque fechado cumprindo a parada obrigatória ou por outro motivo, o mesmo poderá continuar com sua estratégia de parada, quando retornar a pista deverá observar a orientação do diretor de prova, que indicará o local no qual ele deverá parar após a passagem dele pela faixa da cronometragem,  no caso de parada obrigatória.

IV-No caso de paralisação da prova, os karts poderão ser recolhidos ao parque fechado ou agrupados na reta principal, onde permanecerão até que seja autorizado o reinício da prova, não sendo permitida qualquer manutenção ou reabastecimento.

VI-No caso de haver necessidade de manutenção no kart neste momento, este somente poderá ser feito após o reinicio da prova.

VII-A prova será reiniciada na ordem de classificação da volta anterior a paralisação, completando o tempo previsto no regulamento.

VIII-Durante o tempo de neutralização da prova, o tempo continuará sendo contado e não será acrescentado ao seu final, mesmo que não tenha sido completado 75% (setenta e cinco por cento) do tempo previsto, caso o motivo da interrupção da mesma seja superior a 1 (uma) hora, a prova será encerrada.

IX-Não caberá recurso contra a decisão de interrupção ou encerramento da prova.

22 – PENALIDADES:

I-As equipes estarão sujeitas as penalidades abaixo, a serem aplicadas pela organização, em razão de infrações cometidas por seus pilotos e/ou integrantes:

Infrações Penalidade
01 Pilotar sem indumentária completa (capacete, macacão, luvas e sapatilhas). Ver item 7 deste regulamento.
02 Prestar informações erradas para obter benefício próprio. Desclassificação da equipe
03 Praticar atitudes antidesportivas contra outros pilotos, membros de equipes, oficiais de competição, autoridade desportiva e ao público.                                                                              1 volta
04 Não comparecer quando comunicado oficialmente ao briefing. Largar no final do pelotão
05 Ingerir bebidas alcoólicas durante o evento, nas áreas técnicas e desportivas do local do evento. Não poderá participar da corrida.
06 Não obedecer à sinalização por bandeiras. 2 voltas
07 Não comparecer ou comparecer indevidamente trajado à solenidade de entrega de prêmios. Não poderá subir ao pódio
08 Parar na pista por falta de combustível (pane seca). 1 volta
09 Falta de peso-para cada lastro de 5 quilos. 1 volta por cada lastro
10 Falta de peso para cada lastro de 10 quilos. 2 voltas por cada lastro
11 Parar na pista para fazer controle de tempo. 2 voltas
12 Não assinar súmula. Parada Inválida
13 Não pesar ao final da corrida. Desclassificação da equipe
14 Passar a pela faixa da cronometragem a pé. 1 volta
15 Pular a mureta dos boxes. 1 volta
16 Entrar no parque fechado após 01h15min de prova. Desclassificado
17 Kart empurrando outro kart faltando peso. 5 voltas cada kart

 

23– CASOS OMISSOS: 

I-Qualquer alteração de última hora a este regulamento que venha a ser solicitado pelas equipes deverá ser feito através de votação.

II-A alteração somente será aceita caso a maioria das equipes inscritas estejam de acordo.

III-Qualquer ocorrência que não conste neste regulamento será avaliada e julgada pela comissão organizadora do evento.

24 – PREMIAÇÃO:

I-Troféu para as Equipes Duplas do 1º ao 5º colocados (dois troféus para cada posição)

II-Troféu para as Equipes Individuais do 1º ao 5º colocados (um troféu para cada posição)

 

ADENDO I

6 – NÚMERO DE PARTICIPANTES:

O número máximo de equipes participantes passará de:

32 (trinta e duas) para 40 (quarenta) equipes.

Vespasiano, Junho de 2020.

Kartódromo RBC Racing.