Notícias

Taça Minas de Kart recebeu mais de 60 pilotos na primeira rodada

Taça Minas de Kart recebeu mais de 60 pilotos na primeira rodada

Primeira do segundo semestre no RBC Racing contou, também, com Seletiva Petrobras

O Kartódromo RBC Racing abriu seus portões no último sábado (19) para as atividades da primeira rodada da Taça Minas de Kart. A competição, que ocupará sua agenda toda neste segundo semestre do ano, terá quatro rodadas até o mês de dezembro e indicará os campeões em várias categorias.

Esta primeira prova da temporada contou, também, com o advento da Seletiva de Kart Petrobras. A mais tradicional premiação do kartismo no Brasil utilizou esta prova para classificar três pilotos para a grande final que irá acontecer no mês de novembro, em São Paulo.

Como tradicionalmente acontece as disputas foram abertas pelas categorias Mirim e Cadete. Na pista 11 competidores mostraram a grande similaridade dos motores sorteados já na tomada de tempos quando, todos eles, ficaram separados por apenas oito décimos. Gustavo de Luka fez a pole-position geral, mas, quem levou a melhor foi Luca Neuenschwander que, com muita garra, conseguiu se posicionar bem nas baterias e acumulou as duas vitórias do dia subindo ao primeiro lugar do pódio com 22 pontos. Gustavo foi o segundo, com 17 e Henrique Magioni o terceiro, com 16. Pela categoria Mirim o dia foi dominado por Matheus Sena que, com duas vitórias, subiu ao pódio no primeiro lugar. Lucas Moura ficou com a segunda colocação e Miguel Máximo, o terceiro lugar.

O maior grid da rodada foi o que reuniu as categorias Júnior Menor e Super Sprinter. 20 pilotos estiveram na pista nestas disputas que reuniram, dentre elas, os pilotos entre 15 e 18 anos que concorriam a uma vaga para a Seletiva de Kart Petrobras. O experiente piloto Lucas Nogueira ficou com a pole-position ao registrar o tempo de 54s375. Na primeira corrida, após boa prova, Lucas manteve-se na primeira posição enquanto que, Gabriel Paturle, o pressionava. Na segunda metade da prova Paturle assumiu a liderança e venceu com Nogueira em segundo e Fernando Buzollo, em terceiro. Na segunda bateria, com o grid invertido, foi a vez de Buzollo vencer com Paturle em segundo e Lucas, em terceiro. Pela soma dos resultados Paturle foi ao pódio na primeira posição com 22 pontos conquistados. Buzollo foi o segundo e Nogueira, em terceiro. As vagas da Seletiva Petrobras ficaram com Paturle, Lucas Okada e Lucas Grosskopf.

Neste mesmo grid competiram os pilotos da categoria Júnior Menor que tiveram como grande vencedor do dia o piloto Lucas Staico, que somou duas vitórias. Ayrton Gil ficou com a segunda posição e Pedro Souza, o terceiro lugar.

Os pilotos da categoria F4 fizeram duas baterias bastante disputadas e que revelaram, mais uma vez, o grande nível técnico dos competidores. André Novaes, terceiro colocado no Brasileiro de Kart, disputado no mês passado, foi o vencedor da primeira prova após ter partido da pole-position. Ele foi seguido por Antônio de Pádua e Luiz Pinheiro. Na segunda bateria foi a vez de Antônio vencer seguido por Macarrão e André. Pela soma dos resultados, então, Antônio de Pádua foi ao pódio no degrau mais alto seguido por André em segundo e Macarrão, no terceiro posto.

Dando prosseguimento às atividades o Campeonato Mineiro de Super Kart Indoor teve as suas duas corridas do dia. Com a inusitada presença de Rafael Cançado no grid, diretor do grupo RBC, as corridas foram muito acirradas. Marconi Abreu, que atualmente compete as provas da Nascar Weeling Series, na Europa, não tomou conhecimento de seus adversários e, após ter partido da terceira colocação, venceu as duas corridas. No pódio ele foi seguido por Adriano Veloso e Lincoln Luiz.

Completando a programação do sábado de provas o Projeto Piloto do Futuro graduou mais uma turma de jovens pilotos. A corrida dos meninos teve vitória de Pedro Paiva seguido por Juan, em segundo e João Augusto, no terceiro lugar.

As disputas da Taça Minas de Kart retomam seu calendário no dia 23 de setembro quando serão disputadas as corridas da terceira e quarta etapas da competição.

Fotos: Flávio Quick