Campeonatos Indoor

Regulamento Endurance 400 KM Kart 2019

Regulamento Endurance 400 KM Kart 2019

 

7 horas de corrida

Organização e supervisão: Kartódromo RBC Racing

1 – Participação:

Para participar do Endurance 400 KM (a quilometragem poderá sofrer alteração devido a mudança de traçado durante o evento) 2019, os pilotos deverão fazer as inscrições na secretaria do Kartódromo RBC Racing – MGM 424, KM 03, Bela Vista, Vespasiano-MG até o dia 10/12/2019.

2 – Inscrição:

O valor da inscrição será de R$ 2.200,00 por equipe.

A segunda equipe inscrita do mesmo grupo terá desconto de 10%.

O valor da inscrição pode ser parcelado em até 4 vezes no cartão de crédito.

Cada equipe receberá no ato da inscrição três pulseiras para participar do churrasco com Chopp no espaço reservado do Kartódromo após o encerramento da corrida.

Pulseiras avulsas para acesso e participação da confraternização poderão ser adquiridas na secretaria do Kartódromo ao custo de R$ 90,00 (noventa reais) cada.

Todas as equipes deverão fazer constar na ficha de inscrição o nome de cada participante da equipe.

A organização poderá cancelar a corrida se até a data limite para inscrição não houver no mínimo 18 EQUIPES inscritas.

3 – Participação:

A idade mínima para participar da corrida é de 16 anos.

Todos os pilotos deverão assinar o termo de responsabilidade antes da corrida.

Pilotos com idade inferior a 18 anos deverão portar a autorização expressa dos pais e ser representados por um responsável adulto que deverá assinar um termo de comprometimento.

Poderá participar da corrida qualquer piloto, não importando se é filiado a uma federação automobilística ou não.

É expressamente proibido, trazer alimentos e bebidas para serem consumidos dentro das dependências do Kartódromo.

4 – Equipes:

As equipes deverão ser formadas com no mínimo dois pilotos.

5 – Programação – data e horário:

Data – 21/12/2019

Horário:

08h00min – 09h50min – Assinatura dos documentos e esclarecimentos.

10h00min – 10h20min – Briefing e sorteio dos karts

10h30min – 10h40min – Tomada de tempos

10h45min – 10h55min – Formação do grid

11h00min – 18h00min – Corrida

18h30min – Entrega de troféus e inicio da confraternização.

6 – Briefing:

Somente dois pilotos de cada equipe poderão participar do briefing.

7 – Indumentária Obrigatória:

Capacete de proteção com viseira, luva, sapatilha ou tênis cano alto e macacão.

O piloto que estiver conduzindo o kart faltando algum item obrigatório, receberá uma sinalização da direção de prova para retornar ao parque fechado e completar o item ausente e imediatamente voltar à pista. Essa parada não poderá ser utilizada como parada obrigatória de 5 minutos.

Caso o piloto não obedeça à sinalização da direção de prova sua equipe será excluída.

Luva, macacão e capacete poderão ser emprestados pelo Kartódromo.

8 – Equipamento: chassi – motor:

Será fornecido pela organização, por meio de sorteio, na presença do piloto responsável, em horário estipulado pela organização.

A corrida será no Super Kart.

A organização se reserva o direito de retirar um kart da prova por diferença de desempenho.

Fica proibido qualquer tipo de manutenção nos karts por parte das equipes.

9 – Troca de Kart:

Durante a tomada de tempos, será permitida a troca de kart, porém, o piloto que fizer a troca, deverá se posicionar para a largada no final do pelotão.

Após a tomada de tempos até o inicio da corrida, não será permitido à troca de kart.

O representante da equipe deverá largar com o kart que estiverem pilotando ao término da tomada de tempos.

Caso kart que terminou a tomada de tempo apresentar defeito mecânico que o impossibilite de continuar na corrida, após verificação dos mecânicos do kartódromo, o mesmo poderá ser trocado sem perda de posição para a equipe.

10 – Cronometragem:

Será obrigatório para todos os pilotos, a utilização do sensor de cronometragem fornecido pela organização.

Se o piloto ingressar na pista sem o sensor, sua equipe será penalizada com a perda das voltas que não foram cronometradas.

11 – Abastecimento:

Os karts serão abastecidos pela organização com a mesma quantidade de combustível.

Caso o kart pare na pista por falta de combustível, a equipe será penalizada com a perda de uma volta ao final da prova.

12 – Peso mínimo do piloto:

O peso mínimo base obrigatório do piloto, será de 100 quilos. O piloto que não atingir este peso deverá usar lastros que serão fornecidos pela organização conforme tabela abaixo:

De 65 até 69,99 kg Três lastros de 10 kg e 1 de 5 kg
De 70 até 74,99 kg Seis lastros de 5 kg
De 75 até 79,99 kg Cinco lastros de 5 kg
De 80 até 84,99 kg Quatro lastros de 5 kg
De 85 até 89,99 kg  Três lastros de 5 kg
De 90 até 94,99 kg  Dois lastros de 5 kg
De 95 até 99,99 kg Um lastro de 5 kg
De 100 kg acima Não precisa usar lastro.

Haverá tolerância de até 500 gramas a menos no peso do piloto na conferencia das paradas obrigatórias.

Os lastros deverão ser colocados no kart pela própria equipe.

Os lastros de 10 quilos serão exclusivamente para pilotos com peso inferior a 69,99 quilos.

A retirada e a conferencia dos lastros será de responsabilidade da organização.

A punição por falta de peso no ato da conferencia será conforme abaixo:

-Para falta de cada lastro de 5 quilos – perda de 1 volta

-Para falta de cada lastro de 10 quilos – perda de 2 voltas

A punição por falta de peso será anunciada pelo serviço de som do Kartódromo.

13 – Paradas obrigatórias:

Todas as equipes deverão fazer, no mínimo, 8 paradas obrigatórias de 5 minutos cada durante as 7 horas de evento.

Ao chegar ao Box para a parada obrigatória, o piloto deverá descer do kart, passar pela balança para conferencia de peso, assinar a súmula, retirar a placa contendo o número com sensor e colocar em outro kart que será sorteado no parque fechado.

O mesmo piloto poderá retornar a pista com o kart sorteado

É proibido fazer o controle de tempo das paradas obrigatórias dentro da pista.

A equipe que for flagrada parando ou conduzindo o kart em baixa velocidade atrapalhando os outros concorrentes, será penalizada com a perda de 2 voltas.

A equipe que terminar a prova sem ter feito as 8 paradas obrigatórias, com o tempo mínimo de 5 minutos cada, será desclassificada.

Sempre que for entrar no parque fechado por qualquer motivo, o piloto deverá levantar a mão na entrada da reta principal, sinalizando a sua intenção.

Ao final da corrida, os pilotos que estiverem na condução do kart deverão ser pesados.

O piloto que descer do kart sem a autorização da organização ao término da prova, será penalizado com a desclassificação de sua equipe.

14 – Largada:

A largada será no estilo Le Mans, a formação será pelo resultado da tomada de tempos.

15 – Prova:

A corrida será na frota de Super Kart do Kartódromo.

A duração da prova será de 7 (sete) horas mais uma volta.

A bandeira branca de última volta, será mostrada no posto do diretor de prova ao líder da prova em sua primeira passagem pela faixa de cronometragem depois de completado 7 horas de prova, abrindo assim a última volta da corrida.

Caso a líder da prova que recebeu a bandeira branca por qualquer motivo não complete a ultima volta, a bandeira quadriculada de finalização da prova, sera mostrada para o kart que recebeu a bandeira branca em segundo lugar e completou a prova, e assim sucessivamente.

Em caso de paralisação por bandeira vermelha, o tempo não será reposto.

Se não houver mais condições de seguranças para a continuidade da prova, se dará por encerrada. O resultado final será baseado na volta anterior aquela em que a prova foi interrompida.

Será permitido que um kart empurre o outro como estratégia de equipe.

16 – Fechamento do parque fechado:

A entrada para o parque fechado será fechada 15 minutos antes de completar 7 horas de prova (06h45min de prova).

Caso algum kart apresente defeito mecânico nos 15 minutos que faltam para terminar a prova, o piloto poderá entrar no parque fechado e fazer a troca de kart, após constatação da equipe de mecânicos do Kartódromo com a autorização dos comissários.

17 – Pace Kart:

O Pace Kart esta programado para entrar duas vezes na pista para realinhamento do grupo e mudança de sentido e traçado da pista.

A programação da entrada do Pace Kart será:

-A prova será iniciada no traçado oficial numero 1

Confira o desenho abaixo:

Sentido horário

-Primeira entrada do Pace Kart:

O Pace Kart entrará na pista entre 02h50min a 03h05min de prova, o sentido será mudado para o anti-horário.

Confira o desenho abaixo:

Anti-horário

 

Segunda entrada do Pace Kart:

O Pace Kart entrará na pista entre 04h50min a 05h05min de prova, o traçado e o sentido será o horário conforme desenho abaixo:

 

Sentido horário

A entrada para o parque fechado será fechada cinco minutos antes das entradas do Pace Kart.

O Pace Kart entrará na pista na frente do primeiro colocado da prova no momento, os demais karts deverão segui-lo em fila indiana.

O Pace Kart permanecerá na pista para o realinhamento e inversão do traçado por, no mínimo, duas voltas, ou mais caso necessário.

O Pace Kart poderá ainda ingressar na pista quando isso se fizer necessário por motivo de segurança.

O tempo em que o Pace Kart estiver na pista, a bandeira branca será mostrada no posto de direção de prova, já na entrada dos boxes, ficará um cone com uma bandeira vermelha proibindo a entrada de kart neste período.

Após a inversão da pista a entrada e saída do parque fechado também serão invertidas.

Não será permitido ultrapassar outro kart enquanto o Pace Kart estiver na pista, a equipe que não respeitar esta regra será penalizada com a perda de uma volta.

Se houver quebra de kart durante o período em que o Pace Kart estiver na pista, o piloto deverá retirar a placa de identificação do número de sua equipe e o sensor, e então encaminhar-se ao parque fechado, sem passar pela linha da cronometragem, sortear um kart, e voltar à pista. O piloto também poderá passar a placa de número e o sensor para outro piloto de sua equipe, que deverá sortear um kart e voltar para a corrida.

Se o piloto passar dentro da faixa de cronometragem, sua equipe será penalizada com a perda de uma volta, e nesta condição, não poderá utilizar essa parada para considerar como parada obrigatória.

18 – Comunicação pista e Box:

É proibido utilizar qualquer equipamento de comunicação entre o piloto e sua equipe durante a prova, seja via rádio, telefone móvel ou qualquer outro equipamento de transmissão.

O descumprimento dessa regra acarretará em perda de uma volta para a equipe.

O serviço de som do Kartódromo anunciará o ocorrido.

19 – Troca de piloto:

O piloto que chegar ao parque fechado para troca deverá parar o kart em frente ao cone, sem desviar, encostar ou derrubar o mesmo.

Se o kart derrubar o cone, desviar ou tocar em outro kart (de maneira desleal) que estiver parado, a equipe infratora perderá uma volta.

Sempre que o kart entrar no parque fechado, por qualquer motivo, haverá troca de kart, porém, não necessariamente troca de piloto.

20 – Quebra na pista:

Em caso de quebra na pista, o piloto deverá tirar a placa de identificação do kart, retornar ao box sem passar pelo laço da cronometragem que fica em frente ao posto de direção de prova (faixa quadriculada), entrar no parque fechado, aguardar a conferência do peso em seu kart por um fiscal de pista. O piloto poderá optar em voltar a pista em outro kart ou aproveitar e fazer uma parada obrigatória de 5 minutos.

Caso a opção seja de fazer a parada obrigatória de 5 minutos, ele deverá assinar a súmula e voltar para a pista ou passar para outro piloto de sua equipe.

Se o piloto passar pelo laço da cronometragem, sua equipe perderá uma volta.

O piloto em hipótese alguma poderá pular a mureta dos boxes, caso isso ocorra, sua equipe perderá uma volta.

21 – Paralisação da prova:

A prova poderá ser paralisada pelo diretor de prova em função de acidente, remoção de kart, bloqueio de pista ou outra situação de segurança, sendo apresentada a bandeira vermelha no posto do diretor de prova.

No caso de paralisação da prova, na entrada do parque fechado estará um cone com uma bandeira vermelha, sinalizando que será proibido entrar no parque fechado naquele momento.

O kart que não respeitar e entrar no parque fechado, deverá sair imediatamente e sua equipe e receberá penalização de uma volta ao final da prova.

No caso de paralisação da prova, os karts poderão ser recolhidos ao parque fechado ou agrupados na reta principal, na qual permanecerão até que seja autorizado o reinicio da prova, não sendo permitidos qualquer manutenção ou reabastecimento.

No caso de haver a necessidade de manutenção no kart neste momento, este somente poderá ser feito após o reinicio da prova.

A prova será reiniciada na ordem de classificação da volta anterior a paralisação, completando o tempo previsto no regulamento.

Durante o tempo de neutralização da prova, o tempo continuará sendo contado e não será acrescentado ao seu final.

Mesmo que não tenha sido completado 75% do tempo previsto para a prova, caso o motivo da interrupção da prova seja superior a uma hora, a prova será encerrada.

Não caberá recurso contra a decisão de interrupção ou encerramento da prova.

22 – Penalidades:

As equipes estarão sujeitas as penalidades abaixo, a serem aplicadas pela organização, em razão de infrações cometidas por seus pilotos e/ou integrantes:

Item

Infração

Penalização

01 Pilotar sem indumentária completa (capacete, macacão, luvas e sapatilhas). Ver item 07 deste regulamento.
02 Prestar informações erradas para obter benefício próprio. Desclassificação da equipe
03 Praticar atitudes antidesportivas contra outros pilotos, membros de equipes, oficiais de competição, público e autoridades desportivas.                                                 1 volta
04 Não comparecer, quando comunicado oficialmente ao briefing. Largar no final do pelotão
05 Ingerir bebidas alcoólicas durante o evento, nas áreas técnicas e desportivas do local do evento. Não poderá participar da corrida.
06 Não obedecer à sinalização por bandeiras 2 voltas
07 Não comparecer ou comparecer indevidamente trajado à solenidade de entrega de prêmios. Não poderá subir ao pódio
08 Parar na pista por falta de combustível (pane seca) 1 volta
09 Falta de peso-para cada lastro de 5 quilos;

Falta de peso para 2 lastros ou mais de 5 quilos.

1 volta por cada lastro

Exclusão da prova

10 Falta de peso para cada lastro de 10 quilos;

Falta de peso para 2 lastros ou mais ou mais de 10 quilos.

2 voltas por cada lastro

Exclusão da prova

11 Parar na pista para fazer controle de tempo 2 voltas
12 Não assinar súmula Parada não válida
13 Não pesar ao final da corrida Desclassificação da equipe
14 Passar a pela faixa da cronometragem a pé. 1 volta
15 Pular a mureta dos boxes 1 volta
16 Ultrapassar outro kart com Pace Kart na pista 1 volta
17 Entrar no parque fechado após 06h:45min. Desclassificado

Todas as penalidades serão informadas as equipes através do serviço de som do Kartódromo.

23 – Casos omissos:

Qualquer alteração de última hora a este regulamento que venha a ser solicitado pelas equipes deverá ser feito através de votação.

A alteração somente será aceita caso a maioria das equipes inscritas estejam de acordo.

Qualquer ocorrência que não conste neste regulamento será avaliada e julgada pela comissão organizadora do evento.

24 – Premiação:

3 Troféus de campeão

3 Troféus de vice campeão

3 Troféus de terceiro colocado

3 Troféus de quarto colocado

3 Troféus de quinto colocado

 

Vespasiano, agosto de 2019