Campeonatos Indoor

Fanáticos da Quarta

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CAMPEONATO FANÁTICOS DA 4ª
16ª TEMPORADA – FEVEREIRO A JULHO / 2019
SUPER KART
REGULAMENTO

1 – ORGANIZAÇÃO:
1.1 – CONSELHO DELIBERATIVO DO FANÁTICOS DA 4ª:
Presidente do Conselho: Marco Túlio Santana
Vice-Presidente do Conselho: Cacau Nunes
Conselheiros: Alfredo Cardoso (Dinho)
Lincoln Luiz
Plínio Abelha
Rodrigo Mercadante

1.2 – DIRETORIA EXECUTIVA DO FANÁTICOS DA 4ª:
Presidente Executivo: Leonardo Christian de Oliveira
Vice-Presidente Executivo: Cláudio Junqueira
1.3 – COMISSÃO ORGANIZADORA DOS FANÁTICOS DA 4ª:
Presidente da Comissão: Leonardo Christian de Oliveira
Vice-Presidente da Comissão: Cláudio Junqueira
Participantes da Comissão: Linconl Luiz
Duda Vieira
Ivan Renault

1.4 – DEVERES E OBRIGAÇÕES DO CONSELHO DELIBERATIVO:
1. Dar as diretrizes básicas e conceituais dos campeonatos Fanáticos da 4ª.
2. Dar apoio a Diretoria Executiva no exercício dos seus mandatos.
3. Fiscalizar a diretoria executiva nas suas obrigações.

1.5 – DEVERES E OBRIGAÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA:
1- Definir o formato do campeonato seguindo as diretrizes básicas.
2- Ser a responsável de todo o controle financeiro do campeonato, tanto com
relação aos gastos quanto com relação as despesas.
3- Elaborar o regulamento do campeonato.
1.6 – DEVERES E OBRIGAÇÕES DA COMISSÃO ORGANIZADORA
1. Fazer cumprir o regulamento.
2. Fiscalizar o cumprimento do regulamento.
3. Penalizar os participantes por conduta antiesportiva.
4- Definir e resolver todos os casos omissos do regulamento.
5- Qualquer reclamação dos participantes será julgada pela comissão, isentando
o Kartódromo RBC de qualquer participação.
6- Quando a reclamação partir de algum participante da comissão ou da
diretoria executiva, ele não poderá participar da votação.
Importante:
TODA E QUALQUER DECISÃO SERÁ TOMADA PELA COMISSÃO ORGANIZADORA SEM
DIREITO A RECURSOS.
LOCAL: KARTÓDROMO RBC
2 – PARTICIPAÇÃO:
1- Somente poderão participar do campeonato, pilotos que já participaram de
qualquer temporada dos Fanáticos da 4ª, ou novos pilotos convidados pelos
pilotos que já participaram do campeonato e aceitos pela organização, com
idade mínima de 15 anos e 1,55m de altura, após efetuarem as inscrições.
2- O número máximo de participantes será de 40 pilotos.
3 – INSCRIÇÃO E PREÇO:
1- Os Pilotos que se inscreveram previamente na lista disponibilizada em
Dezembro de 2018 deverão confirmar a presença no campeonato efetuando
o pagamento da inscrição até a data do dia 20/01/2019, sendo que após essa
data, será aberta a inscrição para os pilotos que estão na lista de espera.
2- A inscrição deverá ser feita somente através de depósito, na seguinte conta
corrente:
Leonardo christian Ferreira de Oliveira
CPF 059965796-56
Banco 001
Agência 3014-7
Conta corrente: 30786-6
3- Após o depósito feito, o piloto tem por obrigação enviar uma foto do
comprovante e enviar no grupo de whatsaap do Fanáticos da 4ª.
4- Todas as corridas serão as Quartas Feiras, conforme descrito no item 5.
5- O valor das baterias será o valor cobrado pelo kartódromo e serão pagas no
dia, diretamente na administração do kartódromo nas datas das corridas.
6- Será cobrado, a título de inscrição o valor de R$ 200,00 (duzentos reais) para
pagar o custo dos dois fiscais de prova, da compra dos troféus, o custo da
camisa e o pagamento da anualidade da Akamig para o ano de 2019 e no caso
de sobra, a compra de brindes.
7- A 13ª corrida será uma “pelada” com a confraternização e entrega dos troféus
para os campeões, o pagamento será feito no dia junto ao kartódromo, a
festa será em seguida, sendo que o preço da festa / churrasco não está
incluso na inscrição devendo cada piloto arcar com o custo na época.
8- Após o início do campeonato, depois que o piloto correr uma etapa, a taxa de
inscrição não será devolvida em nenhuma hipótese, no caso de haver
desistência antes do início do campeonato, o piloto será ressarcido em toda
inscrição, exceto se a sua camisa com o nome já tenha sido confeccionada,
que nesse caso será descontado do valor da inscrição.
4 – ETAPAS E FORMATAÇÃO DAS CORRIDAS:
1- O campeonato terá 06 etapas com 02 corridas por etapa.
2- A formação do grid da 1ª corrida de cada etapa será por tomada de tempos.
3- Na 2ª corrida de cada etapa, os karts dos pilotos que chegaram até a metade
do grid final da 1ª corrida (sempre considerando a metade do grid o
arredondamento para números pares) serão invertidos em suas posições de
chegada, os outros pilotos, se quiserem, poderão trocar de karts seguindo a
lista prévia dos karts reservas. A posição de chegada do piloto não se altera,
somente a do kart. (Como exemplo: Temos um grid na 1ª corrida de 27
pilotos, na 2ª corrida serão invertidos os karts do 1º ao 14º pilotos [27:2 =
13,5 arredondando para a posição par 14º] o kart do 1º colocado largará em
14º, o do 2º em 13º e assim sucessivamente. Os pilotos a partir do 15º lugar
poderão trocar de kart. Em outro exemplo, com 29 pilotos no grid, haverá
também a troca do 1º ao 14º, pois o arredondamento para o número par será
também a 14ª posição [29:2 = 14,5 arredondando para a posição par 14º]).
4- Importante: Os karts que entraram na inversão, em nenhuma hipótese
poderão ser trocados, exceto por problemas mecânicos e autorizado pela
comissão.
5- Todas as corridas serão no Super Kart.
5 – DATAS/HORÁRIO: Ano 2019
27/02 1ª corrida 20h30min Traçado n. 1 sentido horário.
2ª corrida 21h15min Traçado n. 1 sentido anti-horário.
20/03 3ª corrida 20h30min Traçado n. 4 sentido horário.
4ª corrida 21h15min Traçado n. 4 sentido anti-horário.
17/04 5ª corrida 20h30min Traçado n. 7 sentido horário.
6ª corrida 21h15min Traçado n. 7 sentido anti-horário.
08/05 7ª corrida 20h30min Traçado n. 3 sentido horário.
8ª corrida 21h15min Traçado n. 3 sentido anti- horário.
29/05 9ª corrida 20h30min Traçado n. 2 sentido horário.
10ª corrida 21h15min Traçado n. 2 sentido anti-horário.
26/06 11ª corrida 20h30min Traçado n. 5 sentido horário.
12ª corrida 21h15min Traçado n. 5 sentido anti-horário.
03/07 – Festa de confraternização / entrega dos troféus – 19:45 hs., e depois buteco
(essa corrida não consta para o campeonato é uma “pelada”).
6 – LARGADA:
1- A largada será em movimento, em fila DUPLA indiana, o piloto que for largar
em primeiro será responsável pelo alinhamento do pelotão.
2- Serão colocados cones na linha de largada separando a fila impar da fila par e
todos os pilotos deverão passar sem derrubá-los, sendo que somente após o
término da fila dos cones que o piloto poderá mudar de direção. Não haverá
punição se alguém encostar nos cones.
3- O primeiro piloto somente poderá acelerar após a linha amarela.
7 – PESO MÍNIMO:
1- Todos os pilotos serão pesados antes de entrar nos karts, os 05 primeiros terão
que pesar após a corrida.
2- O piloto deverá ser pesado com a indumentária que será usada na corrida.
3- O peso base obrigatório do piloto será de 100 Kg, os pilotos abaixo deste peso
deverão usar lastros nos karts.
4- Ninguém poderá correr com menos de 100 Kg, ou seja, não existe tolerância, se
após a corrida o piloto estiver com 99,99 kg, ele será penalizado conforme item
11.1..
5- Os lastros serão fornecidos pelo kartódromo em forma de tabletes de
aproximadamente 10, 5 ou 2,5 Kg cada, NÃO é permitido ao piloto usar pesos
avulsos próprios.
6- Se na tomada de tempo, for constatada a falta de peso, o piloto terá que sair
em último lugar, nesse caso, a critério da comissão organizadora, será
considerado que não houve má fé, não sendo passível a aplicação da
penalidade citada no artigo 11.
8 – TROCAS DE KART:
1- Não será permitido trocar de kart após o sorteio, a não ser que este apresente
defeito mecânico no parque fechado, que o impossibilite de andar, nesta
hipótese o piloto deverá pegar o 1º kart da fila de reserva sorteada. Para que
faça a troca, o piloto deverá comunicar a comissão e essa deverá dar a
autorização.
2- Se durante a tomada de tempo, o piloto quiser trocar de kart, ele poderá
fazer, respeitando a lista dos carros reservas sorteados. IMPORTANTE: essa
troca só poderá ocorrer enquanto estiver ocorrendo a tomada de tempo,
(entendendo como término da tomada de tempo a bandeira vermelha dada
pelo fiscal da prova), ou seja, na hora do alinhamento do grid, não poderá
haver a troca de kart. Se o piloto após o término da tomada de tempo ou no
alinhamento do grid trocar de kart, o piloto perderá 20 pontos e terá que sair
em último lugar. Se o piloto não respeitar a lista dos carros reservas quando
ele efetuar a troca, ele será penalizado com a perda de 20 pontos mais a
perda de 30 segundos no tempo total da bateria.
3- Se após o término da tomada de tempo, por problema mecânico constatado
pelo kartódromo, o piloto poderá trocar de kart, mantendo a sua posição de
largada, isso tudo com a anuência da organização.
4- Na segunda rodada da corrida (2ª bateria) será promovida então a inversão
da ordem dos karts obrigatórios. O rigor para a manutenção dos karts na
pista, sem qualquer troca, deve ser absoluto, caso algum piloto cujo kart fará
parte da inversão trocar de kart, ele perderá 20 pontos e terá que sair em
último lugar da prova, salvo por problema mecânico constatado pelo
kartódromo e com a anuência da organização.
5- Após a inversão dos karts obrigatórios, os pilotos poderão, caso desejarem,
trocar de karts, só que para isso, eles terão que largar com o kart que lhes
couberam na inversão e depois da largada ficará liberado a troca para quem
quiser, respeitando a lista dos carros reservas sorteados.
6- Fica expressamente proibida a troca de karts entre pilotos após o sorteio.
7- A calibragem de pneus será admitida somente no parque fechado, antes do
início e durante a tomada de tempos, após a bandeira vermelha mostrando o
término da tomada de tempo não será mais permitida a calibragem, nesse
caso, se o piloto optar em fazer a calibragem, ele terá que sair em último
lugar da prova.
8- IMPORTANTE: Após a tomada de tempo, todos os karts terão que parar para
a formação do grid, nessa hora é que se dará a averiguação, caso haja, de
algum problema mecânico, ou seja, o piloto só poderá sair do local da
formação do grid com a anuência da comissão. Para que haja a averiguação, o
piloto sairá do seu kart e comunicará a um dos membros da comissão que
deverá avisar aos outros dois membros para deliberarem sobre o assunto.
9- A comissão será formada por três pilotos e sempre será definida no briefing
de cada prova.
9- INDUMENTÁRIA OBRIGATÓRIA:
Capacete com viseira de proteção, luvas, macacão e sapato ou tênis fechado.
Visando a segurança, seria importante que todos os pilotos usassem a proteção de
pescoço. A camisa oficial do campeontao não fará parte da indumentária
obrigatória, mas é desejável que todos a usem nas corridas.
10 – CRITÉRIOS PARA DESEMPATE:
Será considerado para desempate, quem obtiver mais “primeiros” lugares contando
em todas as corridas, depois, mais “segundos” lugares e assim sucessivamente.
11 – PENALIDADES:
1- Haverá em todas as corridas um diretor de prova. O diretor de provas ficará
na torre e ficará responsável por fiscalizar a prova, a conduta esportiva e
diciplinar dos pilotos e aplicar as penalidades cabíveis quando for o caso. O
staff do RBC na pista dará apoio ao diretor de provas, mas não terão
autonomia para punições, salvo se for oficializado um fiscal oficial na pista
comunicando com o diretor de provas via rádio. Essa possibilidade de mais
um fiscal poderá ser concretizada ao longo das etapas do campeonato, ou até
mesmo na primeira, dependendo do fechamento de patrocínios.
2- Qualquer penalidade, ato de indisciplina, dentro ou fora da pista acarretará
na perda de 20 segundos no tempo total do piloto na bateria.
3- O piloto que durante a corrida ficar levantando a mão induzindo o diretor de
prova ao erro será considerada atitude anti-desportiva e, o piloto será
automaticamente punido com a perda de 20 segundos no tempo total do
piloto na bateria.
4- IMPORTANTE: O “Fanáticos da 4ª ” é um grupo de grandes amigos, amantes
do automobilismo e que tem como conceito a competição da forma mais
honesta, sempre competitiva, mas visando em primeiro lugar, sempre a
diversão e a harmonia do grupo, portanto, quem for flagrado adulterando a
pesagem será SUMARIAMENTE EXCLUÍDO do Campeonato.
5- Poderá ser EXCLUÍDO ou SUSPENSO do nosso campeonato, o piloto que
independente de qualquer motivo, seja com ou sem razão, REVIDAR qualquer
ato ocorrido com qualquer piloto dentro da pista, podendo também ocorrer a
EXCLUSÃO ou SUSPENSÃO do piloto que DELIBERADAMENTE tirar algum
concorrente dentro da corrida.
6- Não será tolerada em hipótese alguma e também poderá ser passível de
EXCLUSÃO OU SUSPENSÃO, o piloto que partir, DENTRO OU FORA DA PISTA
para agressões físicas ou até verbais contra algum outro piloto, fiscais ou
integrantes da comissão organizadora, independente do motivo ou ter ou não
razão. Esse tipo de comportamento não será tolerado no nosso campeonato.
7- A comissão organizadora e o conselho deliberativo ficarão a cargo de decidir
sobre tais penalidades, através de votação de seus componentes.
8- O piloto que acumular duas punições por atitude anti-desportiva, perderá a
partir da terceira, mais 20 pontos na sua pontuação na tabela e mais 20 a
cada reincidência.
9- O nosso campeonato não é um campeonato de equipe e sim um campeonato
individual, sendo inaceitável a ajuda de algum piloto a outro, seja
empurrando o kart de um terceiro, protegendo ou bloqueando a
ultrapassagem para favorecer um terceiro. No caso que for constatada e
comprovada a ocorrência de tais subterfúgios, os pilotos envolvidos serão
desclassificados da corrida.
10-A diferenciação do nosso campeonato é não ter muita regra, pois o maior
objetivo é correr e divertir com os amigos, por isso, não temos a intenção de
ficar analisando vídeos, etc., portanto, as punições do diretor e dos fiscais de
pista serão soberanas, ou seja, independente se for justa ou injusta a punição,
não haverá revisão das punições aplicadas e em nenhuma hipótese elas serão
retiradas.
11-IMPORTANTE: Não haverá qualquer tipo de recurso, seja por testemunho de
terceiros ou vídeos e a Comissão Organizadora não terá nenhum poder de
alterar, revisar ou retirar essas punições.
12 – PONTUAÇÃO:
Cada bateria disputada será atribuída a seguinte pontuação conforme posição de
chegada, já descontadas as punições.
1º – 40
2º – 36
3º – 33
4º – 31
5º – 29
6º – 28
7º – 27
8º – 26
9º – 25
10º – 24
11º – 23
12º – 22
13º – 21
14º – 20
15º – 19
16º – 18
17º – 17
18º – 16
19º – 15
20º – 14
21º – 13
22º – 12
23º – 11
24º – 10
25º – 09
26º – 08
27º – 07
28º – 06
29º – 05
30º – 04
31º – 03
32º – 02
33º – 01
02 pontos para o pole position, somente na 1ª bateria;
02 pontos para melhor volta, considerando 02 pontos em cada bateria.
As 04 últimas corridas terão os pontos acrescidos em 50 % (cinquenta por cento),
inclusive pole e melhor volta.
13 – TRAÇADOS DA PISTA:
Os traçados / sentidos das corridas estão definidos no item 5 e demonstrados no
anexo I.
14 – DESCARTE DE PONTOS:
Todos os pilotos deverão descartar os 2 (dois) piores resultados das corridas
adquiridos durante a competição, levando em consideração a posição de chegada e
não em relação aos pontos das corridas, ou seja, serão computados para efeito de
pontuação os 10 melhores resultados de posição de chegada. Se houver empate em
posição de chegada em corridas com pontuação diferente (as últimas 04 corridas os
pontos são acrescidos em 50%), será desconsiderada a corrida em que a posição de
chegada tenha tido a menor pontuação para efeito do descarte.
A partir da 2ª corrida em que os pilotos tomarem penalização, NÃO poderão entrar
nesse descarte, ou seja, 1ª corrida em que o piloto for penalizado poderá entrar no
descarte, a partir daí, nenhuma mais.
15 – PREMIAÇÃO:
Serão contemplados com troféus os 5 primeiros pilotos com maior pontuação, após
os descartes, ao final do campeonato. Em todas as corridas de cada etapa, será feito
o registro fotográfico do podium, mas sem premiação com troféus.
16 – CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O respeito entre os competidores é o item mais precioso que um campeonato do
nosso nível pode produzir.
Todos os pilotos participantes declaram que ao participarem do campeonato,
concordam e aceitam o regulamento, não podendo reclamar por desconhecer
qualquer cláusula.
Acreditamos que todos os competidores que participarão deste campeonato têm o
mesmo objetivo que é disputar com lealdade e respeito, somente assim a vitória terá
valor.
Comissão Organizadora.
Vespasiano, 01 de Janeiro de 2019
ANEXO I
TRAÇADOS DA PISTA POR CORRIDA
1ª e 2º Corridas – TRAÇADO Nº 1 – Sentido horário e anti-horário
3ª e 4ª Corridas – TRAÇADO Nº 4 – Sentido horário e anti-horário
5ª e 6º Corridas – TRAÇADO Nº 7 – Sentido horário e anti-horário
7ª e 8º Corridas – TRAÇADO Nº 3 – Sentido horário e anti-horário
9ª e 10ª Corridas – TRAÇADO Nº 2 – Sentido horário e anti-horário
11ª e 12º Corridas – TRAÇADO Nº 5 – Sentido horário e anti-horário