Corrida para iniciantes de Kart – Kartódromo RBC Racing

Campeonatos Indoor

Corrida para iniciantes de Kart

Corrida para iniciantes de Kart

 

CAMPEONATO CIK 2020

REGULAMENTO GERAL

 

Artigo 1º – ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO:

O Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano irá promover um campeonato de kart denominado CIK – CAMPEONATO INICIANTES DE KART Segunda turma, a disputa será aberta para pilotos que estejam iniciando no kartismo amador.

Artigo 2º – CALENDÁRIO/HORÁRIOS:

I- 1º evento – 10 Outubro – 14h15min.

II – 2º evento – 07 Novembro – 15h45min.

III- 3º evento – 21 Novembro – 14h15min.

IV- 4º evento – 06 Fevereiro – 14h15min.

V- 5º evento – 06 Março – 14h15min.

VI- 6º evento – 10 Abril – 14h15min.– após a corrida Confraternização e entrega de troféus.

Caso seja necessário a criação da segunda turma, as corridas serão realizadas nos seguintes dias e horários:

I- 1º evento – 10 Outubro – 17h15min.

II – 2º evento –24 Outubro – 15h45min.

III- 3º evento – 21 Novembro – 15h00min.

IV- 4º evento – 06 Fevereiro – 15h00min.

V- 5º evento – 06 Março – 15h00min.

VI- 6º evento – 10 Abril – 15h00min.– após a corrida Confraternização e entrega de troféus.

 

Artigo 3º – INSCRIÇÕES:

As inscrições poderão ser efetuadas na secretaria do kartódromo.

Valor da inscrição: R$ 120,00 (cento e vinte reais)

O valor a ser pago para as seis etapas será de R$ 540,00 (quinhentos e quarenta reais), este valor poderá ser dividido em até 6 vezes de R$ 90,00 no cartão de crédito.

Para pagamento por etapa individual, o valor a ser pago será o vigente na data da corrida.

Artigo 4º – SORTEIO DOS KARTS:

Os karts serão sorteados na sala de briefing na presença dos pilotos.

Artigo 5º – TROCA DE KART:

I – Quaisquer trocas de karts somente poderão ser autorizadas pela organização do evento.

II- A organização do campeonato somente irá decidir pela troca de kart de algum piloto se o mesmo apresentar defeito mecânico constatado pela equipe de fiscais do kartódromo.

III- Nas voltas iniciais de cada etapa, sendo constatado um defeito mecânico pelo piloto, o mesmo deve solicitar avaliação imediata da equipe, não devendo esperar o final da classificação para tal.

IV- Não será considerado defeito mecânico falta de desempenho do MOTOR do kart.

Artigo 6º – TOMADA DE TEMPO:

Em todos os eventos haverá tomada de tempo de cinco minutos.

Artigo 7º – CORRIDAS:

Cada corrida terá 20 minutos de duração.

I – O grid de largada será montado com base no resultado da tomada de tempo.

II-  O Diretor de Prova poderá ou não paralisar a prova, a seu critério, por questões de segurança. No caso de paralisação, tendo sido completados 50% da prova valerá a pontuação integral, com base na posição de cada piloto na volta anterior à da paralisação. Em caso de paralisação com menos de 50% do tempo previsto será dada nova largada.

Artigo 10° – PESO:

O peso mínimo base obrigatório deverá ser de 100 quilos. A organização poderá disponibilizar até 40 quilos em forma de barras de ferro de aproximadamente cinco e dez quilos cada para completar o peso do piloto que não alcançar o peso mínimo exigido.

I – A colocação dos pesos no kart será de responsabilidade do piloto.

II – Os cinco primeiros colocados deverão ser pesados após a corrida na balança oficial do evento instalada no interior do parque fechado.

III- Ao descer do kart ao final da prova, o piloto deverá imediatamente se dirigir a balança para conferência de peso, o comissário irá conferir o número de barras de chumbo que o piloto deverá estar carregando após a pesagem.

IV – A falta de placas de ferro implicará na desclassificação do piloto daquela corrida.

Artigo 11° – DESCARTE:

I – Todos os concorrentes deverão descartar as duas piores pontuações de pista alcançadas durante a competição.

Artigo 12° – PENALIDADES:

I- Qualquer penalidade, ato de indisciplina, dentro ou fora da pista acarretará na perda de 30 segundos no tempo total do piloto na bateria.

II- O piloto que durante a corrida ficar levantando a mão induzindo o diretor de prova ao erro será considerada atitude antidesportiva e o piloto será automaticamente punido com o acréscimo de 20 segundos ao seu tempo total de prova.

IV- Será EXCLUÍDO do CIK-CAMPEONATO INICIANTES DE KART Segunda Turma, o piloto que independentemente do motivo, com ou sem razão, REVIDAR qualquer ato ocorrido com qualquer piloto, na pista ou nas dependências do kartódromo.

V- Atitude antidesportiva de qualquer piloto que deliberadamente tirar da pista outro concorrente, será punida a critério dos organizadores e, poderá ensejar sua exclusão ou desclassificação da prova.

VI- A competição não é de equipe e sim uma disputa individual, sendo inaceitável a ajuda de algum piloto a outro, seja empurrando o kart ou protegendo a ultrapassagem. No caso que ficar constatada a ocorrência de tais subterfúgios, os pilotos envolvidos serão excluídos ou desclassificados da corrida.

Artigo 13° – PONTUAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO FINAL E PREMIAÇÃO:

I- Pontuação para todas as seis provas:

RESULTADO           PONTOS       RESULTADO           PONTOS       RESULTADO           PONTOS

1º        25       9º        14       17º      6

2º        22       10º      13       18º      5

3º        20       11º      12       19º      4

4º        19       12º      11       20º      3

5º        18       13º      10       21º      2

6º        17       14º      9          22º      1

7º        16       15º      8          –          –

8º        15       16º      7          –          –

 

III- Classificação final: Será declarado Campeão do CIK-CAMPEONATO INICIANTES DE KART Segunda turma, o piloto que atingir a maior soma de pontos ao final da competição, depois de aplicado o critério obrigatório de descarte N-2, ou seja, dos pontos relativos aos dois piores resultados de pista dentre as seis provas da competição.

IV- Desempate: Na hipótese de empate na soma de pontos ao final das 06 provas, o melhor resultado será definido conforme abaixo:

  1. a) Em favor do piloto que tiver alcançado a maior soma bruta de pontos, ou seja, sem os descartes.
  2. b) Se o empate ainda persistir será declarado vencedor, o piloto que tiver obtido o maior número 1º lugares, em seguida mais 2º lugares, e assim por diante.
  3. c) Se ainda assim persistir o empate, será declarado vencedor o piloto que tiver obtido a melhor colocação na sexta e última prova do campeonato.

V- Premiação em cada evento: Serão oferecidas medalhas aos 5 primeiros colocados em cada etapa.

VI- Premiação Final: Ao final da competição, serão oferecidos troféus ao Campeão, Vice-Campeão, Terceiro colocado, Quarto colocado e Quinto colocado.

O campeão também será premiado com um curso completo de pilotagem no valor de R$ 1.161,50

O Vice- Campeão também será premiado com 50% de desconto no valor do curso.

O 3° colocado ganhará uma aula de pilotagem no valor de R$ 280,00.

Artigo 14° – CASOS OMISSOS:

Os casos omissos serão analisados, julgados e decididos pela organização.

Vespasiano, Setembro de 2020.