Campeonatos Indoor

Copa Mutley Naskart

Copa Mutley Naskart

REGULAMENTO COPA MUTLEY 2019 (1)

 

1. Geral:

1.1) Este regulamento tem como objetivo estabelecer a orientações para a condução do campeonato amador de kart da COPA MUTLEY NASKART 2019.

1.2) Este regulamento não pode ser alterado durante a temporada.
1.3) O espírito do campeonato é incentivar a competitividade sadia e a participação em equipe.
Nossa meta é ter todos os pilotos participando de disputas limpas, mantendo a rivalidade sem perder a amizade.

2. Inscrição e valores:
2.1) Inscrição: Cada piloto pagará um valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) para participar do campeonato de 2019. Este valor será para o custeio
da premiação dos pilotos que ficarem entre os 5 primeiros colocados no campeonato. E o restante usado para ajudar na realização do churrasco
de confraternização no final do ano e mais ações a serem definidas pela comissão organizadora em prol dos pilotos afiliados.
2.1.1 – O pagamento da inscrição deve ser feito até o dia 12/02/2019.
2.1.2 – O campeonato será disputado uma etapa por mês as terças feiras de acordo com o calendário no item 3.1
2.2) As baterias precisam de no mínimo 15 pilotos para que a mesma seja exclusiva da Copa Mutley Naskart., com grid máximo em 35 pilotos
2.2.1- No caso de uma bateria inferior aos 15 pilotos a bateria se tornara aberta ao público do Kartódromo nos colocando a mercê de
qualquer pessoa que queira correr, o que pode acarretar riscos a todos nós.
2.2.2- Após confirmação com o Kartódromo da inscrição dos pilotos, o valor final de 15 inscrições é cobrado da equipe organizadora, assim
caso haja alguma desistência no dia da corrida, o valor devera ser pago pelo piloto que cancelou. Caso o aviso seja feito com até 24 horas de antecedência, não é necessário o pagamento.
2.3) Convite a amigos que queiram participar do nosso campeonato é sempre bem vindo.
2.7) O piloto que se ausentar de qualquer etapa, irá largar na próxima etapa na última posição
2.7.1- Em caso de mais de um piloto ausente, a posição de largada destes pilotos será o inverso da sua posição na classificação do campeonato de pilotos.
2.8) Para a classificação do campeonato: será realizado o descarte dos 2 piores resultados na classificação geral.
2.9) Os karts a serem utilizados no campeonato serão os KARTs Indoor.

3) CAMPEONATO:
3.1) O campeonato será disputado de forma anual, tendo no fim da última etapa o campeão 2019 da Copa Mutley Naskart.
Para cada Etapa será selecionado um traçado diferente, alternando os sentidos do circuito. Traçado a ser definido 1 semana antes da etapa e
divulgado no grupo a todos os pilotos.

ETAPA DATA HORARIO LOCAL ETAPA DATA HORARIO LOCAL
1ª ETAPA 29/01/2019 22:00 RBC RACING 7ª ETAPA 09/07/2019 22:00 RBC RACING
2ª ETAPA 12/02/2019 22:00 RBC RACING 8ª ETAPA 13/08/2019 22:00 RBC RACING
3ª ETAPA 12/03/2019 22:00 RBC RACING 9ª ETAPA 10/09/2019 22:00 RBC RACING
4ª ETAPA 09/04/2019 22:00 RBC RACING 10ª ETAPA 08/10/2019 22:00 RBC RACING
5ª ETAPA 14/05/2019 22:00 RBC RACING 11ª ETAPA 12/11/2019 22:00 RBC RACING
6ª ETAPA 11/06/2019 22:00 RBC RACING 12ª ETAPA 10/12/2010 22:00 RBC RACING

3.2) Os pilotos competirão juntos na corrida, seguindo as regras do campeonato. Será realizado 1 pódio a cada corrida com os 5 primeiros colocados.
3.3) Antes de cada corrida, TODOS OS PILOTOS deverão subir na balança e realizar a pesagem. O peso oficial do campeonato é de 100kg.
Caso em que o conjunto piloto mais capacete, macacão e demais acessórios ficar abaixo, deverá ser adicionado o lastro.
3.3.1) Os lastros são de 2,5 kg, 5kg e 10kg.
3.3.2) O piloto é responsável por colocar o lastro no Kart. No caso do piloto for flagrado sem lastro, ou com lastro indevido será desclassificado da corrida.
3.3.3) É permitido o uso de lastro pessoal junto ao corpo desde que respeite o peso mínimo do campeonato.

4) PONTUAÇÃO:
4.1) A pontuação será realizada de acordo com a tabela abaixo:
1º 40 6º 28 11º 23 16º 18 21º 13
2º 36 7º 27 12º 22 17º 17 22º 12
3º 33 8º 26 13º 21 18º 16 23º 11
4º 31 9º 25 14º 20 19º 15 24º 10
5º 29 10º 24 15º 19 20º 14 25º 9,8, 7, ….
4.2) Os 2 pontos bônus da corrida será concedido ao piloto que realizar a melhor volta da corrida. Para as provas com tomada de tempo, a
primeira e a última será dado ainda 1 ponto a quem conquistar a pole.
4.3- CRITÉRIOS DE DESEMPATE NA PONTUAÇÃO POR PILOTO:
4.3.1) 1° – Maior número de vitórias do piloto no campeonato;
4.3.2) 2° – Maior número de 2ª posição do piloto no campeonato;
4.3.3) 3° – Maior número de 3ª posição do piloto no campeonato, e assim sucessivamente.

6) A CORRIDA:
6.1) No dia da corrida os pilotos devem chegar ao kartódromo no mínimo com 30 minutos de antecedência.
6.2) Está previsto o início do brifieng da corrida com 30 minutos antes da largada.
6.2.1) O piloto que chegar após o início do Brifieng largara em último. Caso mais de 1 piloto atrasar, a posição será pela ordem de chegada
a partir da última posição do grid.
6.3) Os Karts serão definidos por SORTEIO no briefing que antecede a corrida. O sorteio será realizado pelo diretor de prova ou a equipe do
kartódromo.
6.3) O grid da primeira e última etapa será definido por tomada de tempo. Os demais serão por grid invertido da última etapa sendo:
6.3.1) O grid será invertido da última etapa respeitando as posições de chegada exceto o piloto que tomar volta, este largara em último na
próxima etapa, tendo mais de 1 piloto com voltas será feito o grid invertido entre esses pilotos a partir do último colocado do grid que foi o
vencedor da prova passada.
6.3.2) No caso do piloto tiver se ausentado da etapa anterior, será encaminhado para a última posição do grid de largada. Caso mais de 1
piloto tiver se ausentado, a posição será pela ordem inversa da classificação do campeonato.
6.3.4) Pilotos convidados largam no final do GRID, desde que o número de pilotos convidados não ultrapasse o número de pilotos fixos do
campeonato. Caso isso ocorra os convidados largaram na frente do Grid.
6.3.5) Caso o piloto saia da prova por problemas mecânicos confirmado pelo pessoal do Kartódromo ele participa do grid invertido para a
próxima etapa. O abandono proposital não será beneficiado com o grid invertido e o piloto largara em último na próxima etapa.
6.4) A largada será em movimento em fila única. Somente é permitido a saída da linha ou ultrapassagens após a passagem pela linha de
largada.
6.4.1) Por qualquer motivo durante a volta de apresentação ou aquecimento, o piloto derrapar, rodar e/ou sair da pista com o kart, deverá
ir para o fim do pelotão de largada.
6.5- Não será permitido ao piloto, em hipótese alguma, fazer qualquer tipo de regulagem, ou alteração no kart que o piloto receber no sorteio
tanto com o kart parado quanto em movimento. A única regulagem autorizada é a da posição de banco, qualquer outra, somente poderá ser
efetuada pelos mecânicos da pista; Exceto se houver algum problema no kart.
6.6- Não será permitido o uso de aparelhos comunicadores para orientar os pilotos durante a prova.
6.7- No caso de necessidade ou opção do piloto em substituir o seu kart, deverá se abster da posição de origem e largar na última posição do grid.

7) Punições:
7.1) As punições serão aplicadas no somatório do tempo final da corrida dos pilotos.
7.2) O piloto que derrubar os cones colocados para sinalizar a passagem da largada ou instalados para sinalização na pista recebera punição
de 5 (cinco) segundos no tempo total da corrida.
7.3) O piloto que receber uma advertência do kartódromo por imprudência e/ou conduta antiesportiva, será penalizado em 10 (dez) segundos.
7.4) Para condutas antidesportivas que não foram registradas pelo kartódromo, porém capturadas por câmeras na bateria, esta será analisada
pela comissão para definição de possível punição. Para esse caso, o prazo máximo será de até 5 dias após a corrida. Caso confirmado, punição de 10 (dez) segundos.
7.5) Caso algum piloto se sinta prejudicado na corrida por algum oponente este, por sua vez, deverá procurar a comissão e relatar o ocorrido
registrando a reclamação formalmente por escrito. A comissão irá analisar a reclamação, consultando os envolvidos e possíveis testemunho de
outros pilotos. Caso confirmado será aplicado punição de 10 (dez) segundos.
7.6) O piloto que for flagrado com lastro incorreto, desclassificação da corrida.
7.7) O piloto que queimar a largada, realizar a ultrapassagem ou sair da linha antes da passagem pela linha de partida será punido com 20 (vinte) segundos.
7.8) O piloto que for flagrado saindo com as 4 rodas para fora das faixas de delimitação da pista, para obter vantagem em ultrapassagens será penalizado em 5 (cinco) segundos. Exceto quando o kart da frente estiver rodando ou danificado.
7.9 Não é permitido ao piloto ficar mudando de faixa para impedir a ultrapassagem. É permitido o máximo 2 mudanças de faixa, sendo a última e se necessário para tomada de curva. O piloto flagrado nesta conduta será punido com 5 (cinco) segundos.
7.10) Por ter o espírito amigável e saudável, não serão tolerados condutas agressivas ou ofensas verbais. Será aplicado um a punição de 60 (sessenta) segundos para cada ocorrência. Em casos extremos, com concordância de maioria simples dos pilotos, os envolvidos serão convidados a saírem do campeonato. Sem direito a qualquer ressarcimento.
7.11) não haverá recursos, todas as decisões serão tomadas e comunicadas pela comissão organizadora. O grupo do Whatsapp não será usado para discussões de incidentes de corrida.

 

Este regulamento visa o bem estar do campeonato e de todos os pilotos afiliados a Copa Mutley Naskart.