Campeonato Juvenil de Kart – Kartódromo RBC Racing

Campeonatos Indoor

Campeonato Juvenil de Kart

Campeonato Juvenil de Kart

 

CAMPEONATO CJK

REGULAMENTO GERAL

Artigo 1º – ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO: O Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano irá promover um campeonato de kart denominado Campeonato Juvenil de Kart – CJK, a disputa será aberta para pilotos que já tenham acima de 13 até 19 anos.

Todos os pilotos, menores de 18 anos, deverão estar acompanhados por um adulto responsável no dia de cada etapa, e portar autorização expressa dos pais caso os mesmos não estejam presentes.

Pilotos federados em categorias de kart próprio não poderão participar.

Todos os pilotos deverão comprovar idade através de documento com foto.

Número de vagas: 20

Categoria Light

Artigo 2º – CALENDÁRIO/HORÁRIOS:

Todas as datas serão agendadas aos sábados a tarde, há definir após preenchimento das vagas.

Artigo 3º – INSCRIÇÕES:

O valor da inscrição é R$ 75,00 (setenta e cinco reais).

Valor referente à premiação e camisa personalizada.

Será cobrado também o valor por corrida de R$ 90,00 (noventa reais) por etapa. O desconto concedido é apenas para pilotos inscritos no Campeonato CJK que adquirirem o pacote contendo as 6 etapas no valor de R$540,00 até 6x no cartão .

Artigo 4º – SORTEIO DOS KARTS: Os karts serão sorteados na sala de briefing na presença dos pilotos.

Artigo 5º – TROCA DE KART:

I           Qualquer troca de kart somente poderá ser autorizada pela organização do evento, após vistoria do mecânico do kartódromo.

Artigo 6º – TOMADA DE TEMPO: Em todos os eventos haverá tomada de tempo de cinco minutos.

Artigo 7º – CORRIDAS: Cada corrida terá 20 minutos de duração.

I           O grid de largada será montado com base no resultado da tomada de tempo.

II          O Diretor de Prova poderá ou não paralisar a prova, a seu critério, por questões de segurança. No caso de paralisação, tendo sido completados 50% da prova valerá a pontuação integral, com base na posição de cada piloto na volta anterior à da paralisação. Em caso de paralisação com menos de 50% do tempo previsto será dada nova largada.

III         O traçado utilizado será o 01 sentido horário.

 

Artigo 10 – PESO: O peso mínimo base obrigatório deverá ser de 90 quilos. A organização poderá disponibilizar até 40 quilos em forma de barras de ferro de aproximadamente cinco e dez quilos cada para completar o peso do piloto que não alcançar o peso mínimo exigido.

I           A colocação dos pesos no kart será de responsabilidade do piloto.

II          Os cinco primeiros colocados deverão ser pesados após a corrida na balança oficial do evento instalada no interior do parque fechado.

III          Ao descer do kart ao final da prova, o piloto deverá imediatamente se dirigir a balança para conferência de peso, o comissário irá conferir o número de barras de ferro que o piloto deverá estar carregando após a pesagem.

IV         A falta de placas de ferro implicará na desclassificação do piloto daquela corrida.

Artigo 11 – DESCARTE:

I           Todos os concorrentes deverão descartar a pior pontuação de pista alcançada durante a competição.

 

Artigo 12 – PENALIDADES:

I           Qualquer penalidade, ato de indisciplina, dentro ou fora da pista acarretará na perda de 30 segundos no tempo total do piloto na bateria.

II          O piloto que durante a corrida ficar levantando a mão induzindo o diretor de prova ao erro será considerada atitude antidesportiva e o piloto será automaticamente punido com perda de 20 segundos ao seu tempo total de prova.

IV         Será EXCLUÍDO do campeonato, o piloto que independentemente do motivo, com ou sem razão, REVIDAR qualquer ato ocorrido com qualquer piloto, na pista ou nas dependências do kartódromo. (não haverá devolução do valor da inscrição).

V          Atitude antidesportiva de qualquer piloto que deliberadamente tirar da pista outro concorrente, será punida a critério dos organizadores e, poderá ensejar sua exclusão ou desclassificação da prova.

VI         A competição não é de equipe e sim uma disputa individual, sendo inaceitável a ajuda de algum piloto a outro, seja empurrando o kart ou protegendo a ultrapassagem. No caso que ficar constatada a ocorrência de tais subterfúgios, os pilotos envolvidos serão excluídos ou desclassificados da corrida.

Artigo 13 – PONTUAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO FINAL E PREMIAÇÃO:

I           Pontuação para todas as 6 provas:

RESULTADO PONTOS RESULTADO PONTOS RESULTADO PONTOS
25 14 17º 6
22 10º 13 18º 5
20 11º 12 19º 4
19 12º 11 20º 3
18 13º 10
17 14º 9
16 15º 8
15 16º 7

 

III          Classificação final: Será declarado Campeão, o piloto que atingir a maior soma de pontos ao final da competição, depois de aplicado o critério obrigatório de descarte, ou seja, do ponto relativo ao pior resultados de pista dentre as onze provas da competição.

IV         Desempate: Na hipótese de empate na soma de pontos ao final das 6 provas, o melhor resultado será definido conforme abaixo:

  1.  Em favor do piloto que tiver alcançado a maior soma bruta de pontos, ou seja, sem os descartes.
  2.  Se o empate ainda persistir será declarado vencedor, o piloto que tiver obtido o maior número 1º lugares, em seguida mais 2º lugares, e assim por diante.
  3.  Se ainda assim persistir o empate, será declarado vencedor o piloto que tiver obtido a melhor colocação na última prova do campeonato.

Artigo 14- PREMIAÇÃO

V          Premiação em cada evento: Serão oferecidas medalhas aos 5 primeiros colocados em cada etapa.

VI         Premiação Final: Ao final da competição, serão oferecidos troféus ao Campeão, Vice-Campeão, Terceiro colocado, Quarto colocado e Quinto colocado geral.

Artigo 15 – CASOS OMISSOS: Os casos omissos serão analisados, julgados e decididos pela organização.

Vespasiano, Agosto 2021.