Campeonatos Indoor

210 Km de Kart

210 Km de Kart

                                                                      

CAMPEONATO 210 KM

 4 HORAS DE CORRIDA

REGULAMENTO:

1 – ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO:

Kartódromo RBC Racing

2 – PARTICIPAÇÃO/INSCRIÇÃO:

I- Para participar do Endurance RBC Racing, os pilotos deverão fazer as inscrições na secretaria do Kartódromo até dia 02/02/2020.

II- A taxa de inscrição será de R$ 1.390,00 (um mil trezentos e noventa reais) por equipe.

III- O GRUPO QUE FORMAR DUAS EQUIPES PAGAS PODERÁ FORMAR UMA TERCEIRA EQUIPE COMO CORTESIA DO KARTÓDROMO.

IV- A idade mínima para participar da corrida é de 14 anos.

V- Todos os pilotos deverão assinar o termo de responsabilidade antes da corrida.

VI- Pilotos com idade inferior a 18 anos deverão ser representados por um responsável adulto, que deverá assinar um termo de comprometimento.

VII- Poderá participar da corrida qualquer piloto, não importando se é filiado a uma federação automobilística ou não.

VIII- A organização poderá cancelar a corrida se até a data limite para inscrição não houver no mínimo 20 equipes inscritas.

IX- É expressamente proibido trazer alimentos e bebidas para serem consumidos dentro das dependências do Kartódromo.

3– DO CAMPEONATO:

I- O Campeonato será composto de três etapas.

II- Cada equipe deverá somar os pontos dos dois times melhores colocados em cada etapa.

III- Todas as equipes deverão descartar o pior resultado adquirido entre as três etapas para efeito de pontuação final do campeonato, o descarte deverá ser da pior soma dos dois resultados da etapa.

IV- Será declarada Campeã a equipe que somar o maior número de pontos considerando o descarte do pior resultado conseguido entre as três etapas.

4- EQUIPES:

I- As equipes serão divididas em dois grupos:

1° Grupo: Equipes Master, para grupos com pilotos mais experientes.

2° Grupo: Equipes Novatos, para grupos com pilotos iniciantes ou menos experientes.

II- A organização definirá quais equipes devem se inscrever nas categorias Master ou Novatos.

III- Todas as equipes deverão fornecer o nome de cada piloto que irá competir.

5 – PROGRAMAÇÃO – DATA E HORÁRIO:

DATA: 07/02/2020

INICIO TÉRMINO ATIVIDADE
18h00min  19h00min  INSCRIÇÕES
19h05min  19h40min  BRIEFING E SORTEIO DOS KARTS
20h00min  LARGADA

                                                                                           

6– BRIEFING:

I- SOMENTE PODERÁ PARTICIPAR DO BRIEFING UM INTEGRANTE DE CADA EQUIPE.

II- A equipe que não for representada por um de seus integrantes no briefing no horário marcado deverá largar no final do pelotão.

7-NÚMERO DE PARTICIPANTES:

I- O número máximo de equipes participantes será de 32 (trinta e duas) e o mínimo de 20 (vinte).

II- Cada equipe poderá ser formada com o mínimo de 2 (dois) pilotos.

III- Um mesmo piloto poderá participar de mais de uma equipe do mesmo grupo de categoria.

8- INDUMENTÁRIA OBRIGATÓRIA:

I- Capacete de proteção com viseira, luva, sapatilha ou tênis cano alto e macacão. Luva, macacão e capacete poderão ser emprestados pelo kartódromo.

9- EQUIPAMENTO: CHASSI-MOTOR:

I- Será fornecido o SUPER KART pela organização, através de sorteio na presença do piloto responsável, em horário estipulado pela organização.

II- A organização se reserva o direito de retirar um kart da prova por diferença de desempenho.

III- Fica proibido qualquer tipo de manutenção nos karts por parte das equipes.

10- CRONOMETRAGEM:

I- Será obrigatória para todos os pilotos a utilização do sensor de cronometragem fornecida pela organização.

II- Se o piloto ingressar na pista sem o sensor, sua equipe será penalizada com a perda das voltas que não foram cronometradas.

11-ABASTECIMENTO:

I- Os karts serão abastecidos pela organização com a mesma quantidade de combustível.

II- Caso o kart pare na pista por falta de combustível, a equipe será penalizada com a perda de 1 (uma) volta ao final da prova.

12- LARGADA:

I- A largada será no estilo LE MANS e será definida através de sorteio.

II- A formação do grid será do kart nº 101 em diante.

13- PROVA:

I- A corrida será na frota de SUPER KART do Kartódromo.

II- A duração da prova será de 4 (quatro) horas mais uma volta.

III- A bandeira branca de ÚLTIMA VOLTA será mostrada no Posto do Diretor de Prova ao líder da prova em sua primeira passagem pela faixa de cronometragem depois de completado 4 horas de prova, abrindo assim a última volta da corrida.

IV- Em caso de paralisação por bandeira vermelha, o tempo não será reposto.

V-  Se não houver mais condições de segurança para a continuidade da prova, a mesma se dará por encerrada. O resultado final terá por base a volta anterior aquela em que a prova tiver sido interrompida.

VI- Será permitido um kart empurrar outro para estratégia de equipe.

VII- Caso fique evidenciado que o kart que esta empurrando o outro kart esteja faltando peso, os dois serão penalizados com a perda de 5 voltas.

14- PESO MÍNIMO DO PILOTO:

I- O peso mínimo base obrigatório do piloto será de 100 (cem) quilos, o piloto que não atingir este peso deverá usar lastros que serão fornecidos pela organização conforme tabela abaixo.

HAVERÁ TOLERÂNCIA DE ATÉ 500 GRAMAS A MENOS NO PESO DO PILOTO NA CONFERENCIA DAS PARADAS OBRIGATÓRIAS.

PESO LASTRO
De 60 kg a 64,99 kg  4 lastros de 10 quilos
De 65 kg a 69,99 kg  3 lastros de 10 quilos e 1 lastro de 5 quilos
De 70 kg a 74,99 kg  6 lastros de 5 quilos
De 75 kg a 79,99 kg  5 lastros de 5 quilos
De 80 kg a 84,99 kg  4 lastros de 5 quilos
De 85 kg a 89,99 kg  3 lastros de 5 quilos
De 90 kg a 94,99 kg  2 lastros de 5 quilos
De 95 kg a 99,99 kg  1 lastro de 5 quilos
De 100 kg acima  Não precisa usar lastro. .

I- Os lastros deverão ser colocados no kart pelo próprio piloto da equipe.

II- OS LASTROS DE 10 KILOS SÃO EXCLUSIVAMENTE PARA PILOTOS QUE PESAREM ATÉ 69,99 KILOS.

III- Todos os pilotos que entrarem no box para cumprir a parada obrigatória ou por qualquer outro motivo deverá ser pesado.

IV- A retirada e a conferencia dos lastros será de responsabilidade da organização.

V- Caso falte peso no ato da conferencia, a equipe sofrerá punições conforme abaixo:

  • Para cada lastro de 5 quilos faltante, perda de 1 volta.
  • Para cada lastro de 10 quilos faltante, perda de 2 voltas.

VI- A punição por falta de peso será imediatamente anunciada pelo serviço de som do Kartódromo.

15-  PARADAS OBRIGATÓRIAS:

I- Todas as equipes deverão fazer no mínimo 5 (cinco) paradas obrigatórias com 4 (quatro) minutos cada, ou seja, ao final da corrida todas as equipes deverão ter no mínimo 5 (cinco) voltas com no mínimo 4 (quatro) minutos cada.

II- A equipe que terminar a corrida e não tiver feito as 5(cinco) voltas com 4 (quatro) minutos cada estará automaticamente desclassificada.

III- Ao chegar ao box para a parada obrigatória, o piloto deverá descer do kart, passar pela balança para conferencia de peso, assinar a súmula, retirar a placa contendo o número com sensor e colocar em outro kart que será sorteado no parque fechado.

IV- O mesmo piloto poderá retornar a pista com o kart sorteado ou repassar para outro piloto de sua equipe.

V- A parada obrigatória não será considerada se o piloto não assinar a súmula.

VI- Não será permitido parar na pista para fazer o controle do tempo.

VII- A equipe que for flagrada parando na pista para controlar o tempo de volta será penalizada em 1 volta.

VIII- Sempre que for entrar no parque fechado por qualquer motivo, o piloto deverá levantar a mão na entrada da reta principal sinalizando sua intenção.

IX- AO FINAL DA CORRIDA, OS PILOTOS QUE ESTIVEREM NA CONDUÇÃO DO KART DEVERÃO SER PESADOS.

X- O PILOTO QUE DESCER DO KART SEM A AUTORIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO AO TÉRMINO DA PROVA ACARRETARÁ NA DESCLASSIFICAÇÃO DE SUA EQUIPE.

16- PACE KART:

I- O Pace Kart entrara na pista entre 01h50min a 02h10min. de prova para realinhamento do pelotão e inversão do traçado.

II- A ENTRADA PARA O PARQUE FECHADO SERÁ FECHADA 5(CINCO) MINUTOS ANTES DA ENTRADA DO PACE KART.

III- O Pace Kart entrará na pista na frente do 1º colocado naquele momento da prova, os demais karts deverão segui-lo em fila indiana.

IV- O Pace Kart permanecerá na pista para o realinhamento e inversão do traçado no mínimo 2 (duas) voltas ou mais se for necessário.

V- O Pace Kart poderá ainda ingressar na pista quando isso se fizer necessário por motivo de segurança (acidente ou para resgate de kart).

VI- O tempo em que o Pace Kart estiver na pista a bandeira branca será mostrada no posto de direção da prova e, na entrada dos boxes, ficará um cone com uma bandeira vermelha proibindo a entrada de kart neste período.

VII- APÓS A INVERSÃO DA PISTA, A ENTRADA E SAÍDA DO PARQUE FECHADO TAMBÉM SERÃO INVERTIDAS.

VIII- Não será permitido ultrapassar outro kart enquanto o Pace Kart estiver na pista, a equipe que não respeitar esta regra será penalizada em 1 (uma) volta.

IX- Se houver quebra de kart durante o período em que o Pace Kart estiver na pista, o piloto deverá retirar a placa de identificação do numero de sua equipe e o sensor, encaminhar-se ao box, sem passar pela linha da cronometragem sortear um kart e voltar a pista, ou passar a placa de numero e o sensor para outro piloto de sua equipe que deverá sortear um kart e ir para a corrida. Se o piloto passar dentro da faixa de cronometragem, sua equipe será penalizada em 1 (uma) volta, nesta condição não será considerada como parada obrigatória.

17- FECHAMENTO DO PARQUE FECHADO:

I- A entrada para o parque fechado será fechada 15 minutos antes de completar 4 horas de prova.

II- O kart que entrar no parque fechado neste período estará automaticamente desclassificado.

18 – PONTUAÇÃO:

 

POSIÇÃO

                 PONTOS
01 30

 

02

 

27

 

03

 

25

 

04

 

24

 

05 23
06

 

22

 

07

 

21

 

08

 

20

 

09

 

19

 

10     18
11

 

17

 

12 16

 

13 15

 

14

 

14

 

15 13
16

 

12

 

17

 

11

 

18

 

10

 

19

 

09

 

20      08
21

 

07
22 06
23 05
24 04
25 03
26

 

02
27

 

01

 

19- COMUNICAÇÃO PISTA E BOX:

I-É terminantemente proibida a utilização de qualquer equipamento de comunicação entre o piloto e sua equipe durante a prova, seja via rádio, telefone móvel ou qualquer outro equipamento de transmissão.

II-O descumprimento desta regra acarretará em perda de 1 (uma) volta para a equipe e, será comunicado através do serviço de som do Kartódromo.

20- QUEBRA NA PISTA:

I- Em caso de quebra na pista, o piloto deverá tirar a placa de identificação do kart, retornar ao box sem passar pelo laço da cronometragem que fica em frente ao posto de direção de prova (faixa quadriculada), entrar no parque fechado, aguardar a conferência do peso em seu kart por um fiscal de pista, ele poderá optar em voltar a pista em outro kart ou aproveitar e fazer uma parada obrigatória de 4 minutos. Se a opção for fazer a parada obrigatória de 4 minutos, ele deverá assinar a súmula e voltar para a pista ou passar para outro piloto de sua equipe.

II- Se o piloto passar pelo laço da cronometragem, (área delimitada) a equipe perderá 1 (uma) volta.

III- O piloto em hipótese alguma, poderá pular a mureta dos boxes, caso isso ocorra, sua equipe perderá 1 (uma) volta.

21- DA PARALISAÇÃO DA PROVA:

I- A prova poderá ser paralisada pelo diretor de prova em função de acidente, remoção de kart, bloqueio de pista ou outra situação de segurança, sendo apresentada a bandeira vermelha no posto do diretor de prova.

II- No caso de paralisação da prova, na entrada do parque fechado estará um cone com bandeira vermelha sinalizando que será proibido entrar no parque fechado naquele momento.

III- O kart que não respeitar e entrar no parque fechado deverá sair imediatamente e sua equipe receberá penalização de 1 volta ao final da prova.

IV- No caso de paralisação da prova, os karts poderão ser recolhidos ao parque fechado ou agrupados na reta principal, onde permanecerão até que seja autorizado o reinício da prova, não sendo permitida qualquer manutenção ou reabastecimento.

V- No caso de haver necessidade de manutenção no kart neste momento, este somente poderá ser feito após o reinicio da prova.

VI- A prova será reiniciada na ordem de classificação da volta anterior a paralisação, completando o tempo previsto no regulamento.

VII- Durante o tempo de neutralização da prova, o tempo continuará sendo contado e não será acrescentado ao seu final.

VIII- Mesmo que não tenha sido completado 75% (setenta e cinco por cento) do tempo previsto para a prova, caso o motivo da interrupção da prova seja superior a 1 (uma) hora, a mesma será encerrada.

IV- Não caberá recurso contra a decisão de interrupção ou encerramento da prova.

22 – PENALIDADES:

As equipes estarão sujeitas as penalidades abaixo, a serem aplicadas pela organização, em razão de infrações cometidas por seus pilotos e/ou integrantes:

01 Pilotar sem indumentária completa (capacete, macacão, luvas e sapatilhas) Ver item 7 deste regulamento.
02 Prestar informações erradas para obter benefício próprio Desclassificação da equipe
03 Praticar atitudes antidesportivas contra outros pilotos, membros de equipes, oficiais de competição, autoridades desportivas e público.                                                                              1 volta
04 Não comparecer quando comunicado oficialmente ao briefing Largar no final do pelotão
05 Ingerir bebidas alcoólicas durante o evento, nas áreas técnicas e desportivas do  local do evento. Não poderá participar da corrida.
06 Não obedecer à sinalização por bandeiras 2 voltas
07 Não comparecer ou comparecer indevidamente trajado à solenidade de entrega de prêmios. Não poderá subir ao pódio
08 Parar na pista por falta de combustível (pane seca) 1 volta
09 Falta de peso-para cada lastro de 5 quilos 1 volta por cada lastro
10 Falta de peso para cada lastro de 10 quilos 2 voltas por cada lastro
11 Parar na pista para fazer controle de tempo 2 voltas
12 Não assinar súmula Parada não válida
13 Não pesar ao final da corrida Desclassificação da equipe
14 Passar a pela faixa da cronometragem a pé. 1 volta
15 Pular a mureta dos boxes 1 volta
16 Ultrapassar outro kart com pace kart na pista 1 volta
17 Entrar no parque fechado após 03h45min de prova. Desclassificado
18 Kart empurrando outro kart faltando peso 5 voltas cada kart

I- Qualquer alteração de última hora a este regulamento que venha a ser solicitado pelas equipes deverá ser feito através de votação.

II- A alteração somente será aceita caso a maioria das equipes inscritas estejam de acordo.

III- Qualquer ocorrência que não conste neste regulamento será avaliada e julgada pela comissão organizadora do evento.

23– PREMIAÇÃO POR ETAPA:

I-Troféu para as equipes do 1º ao 5º colocados (3 troféu por equipe).

II-Troféu de campeão (03 unidades) para o primeiro colocado da categoria Novatos em cada etapa.

24- PREMIAÇÃO FINAL DO CAMPEONATO:

I- Troféu para a EQUIPE CAMPEÃ GERAL DOS 210 km 2020.

II- Troféu para a EQUIPE CAMPEÃ CAT. NOVATOS DOS 210 km 2020.

MAIS PREMIAÇÕES ME BREVE…

 

Vespasiano, Janeiro de 2020.