Campeonatos Esportivos

160 Milhas RBC Racing F400

160 Milhas RBC Racing F400

 

                                                                                                  

 

160 MILHAS RBC RACING F-400

III EDIÇÃO 2019

 

REGULAMENTO DESPORTIVO – CAPÍTULO I

 

1 – ORGANIZAÇÃO:

1.1– O Kartódromo RBC Racing e FMA (Federação Mineira de Automobilismo) farão realizar a disputa aberta denominada 160 MILHAS RBC.

-PROMOÇÃO/ORGANIZAÇÃO: KARTÓDROMO RBC RACING

-SUPERVISÃO: FMA – FEDERAÇÃO MINEIRA DE AUTOMIBILISMO

-SINALIZAÇÃO/CRONOMETRAGEM: KARTÓDROMO RBC RACING

-EXTENSÃO E SENTIDO DA PISTA: 1200 METROS SENTIDO HORÁRIO.

2 – CALENDÁRIO:

2.1 – A prova será disputada em etapa única dia 14/Dezembro/2019.

2.2 – SORTEIOS DE MOTOR E PNEUS

14/12 – 08h00min às 08h25min

2.3 TREINO LIVRE

14/12  – 08h30min ás 09h00min.

2.4 BRIEFING / SORTEIO DO GRID

14/12  – 09h10min às 09h30min.

2.5 ABASTECIMENTO/ALINHAMENTO GRID

14/12 – 09h40min às 09h50min.

2.6 CORRIDA  

14/12 – Inicio – 10h00min.

14/12 – Término – Aproximadamente 14h00min.

2.7 PREMIAÇÃO:

14/12 – 14h30min.

2.8 – CONFRATERNIZAÇÃO:

14/12 – 14h30min

3 – CATEGORIA:

3.1 – Categoria única Fórmula 400, aberta a pilotos das categorias: PJK, PK, PGK, PSKB, PSK A e PKI.

4 – INSCRIÇÕES E CONDIÇÕES DOS MOTORES:

4.1 – As inscrições deverão ser efetuadas na secretaria do Kartódromo RBC Racing até o dia 02 de Dezembro de 2019.

Os pilotos deverão atender aos seguintes requisitos:

4.2 – Apresentação da Cédula Desportiva CBA 2019.

4.3 – Preenchimento e assinatura da ficha de inscrição do piloto ou responsável quando menor.

4.4 – Pagamento da taxa de R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais).

4.5 – As carenagens poderão ser adquiridas na loja do kartódromo, o valor será em torno de R$ 1.500,00.

4.6 – As equipes serão formadas por no mínimo 2 pilotos.

4.7 – O número mínimo de inscrições deverá ser de 15 equipes, caso não atinja este número até dia 30 de Novembro de 2019, a organização se reserva o direito de cancelar a prova devolvendo o valor das inscrições descontando os encargos e impostos que incidir sobre cartões de crédito.

4.8 – Estão incluídos no valor da inscrição: Motor com embreagem e descarga, 1 jogo de pneus marca MG selo vermelho, combustível e Chopp com churrasco após o evento.

No ato da inscrição, cada equipe receberá 3 pulseiras que servirá de ingresso para participar do churrasco no espaço reservado do kartódromo.

4.9 – O ingresso avulso para participar do churrasco com chopp estará disponível na secretaria do kartódromo pelo valor de R$ 90,00 (noventa reais).

4.10 – Um mesmo piloto poderá se inscrever e participar em quantas equipes ele optar.

4.11 – Terá preferência na escolha do número para o kart a equipe que se inscrever primeiro.

5 CARACTERISTICA DO MOTOR E ACESSÓRIOS:

5.1 – Os motores serão fornecidos pela RBC a título de locação e sorteados dia 14/12/2019 de 8h00min até 8h20min.

5.2 – Os motores da marca Honda GX 390, a gasolina, fornecido e sorteado pela RBC Preparação de Motores, devidamente lacrados serão entregues com curva, escapamento, carburador, filtros de ar e de chuva, vela e embreagem.

5.3 – O rompimento de qualquer lacre do motor acarretará na desclassificação da equipe.

5.4 – A responsabilidade pelo motor, desde o momento em que recebê-lo da RBC

Preparação de Motores até o momento da sua devolução será do competidor ou de seu representante legal.

6 – INDUMENTÁRIA:

6.1 – Durante todas as atividades de pista, o piloto deverá estar utilizando:

6.2 – Capacete com proteção do queixo e construção integral, munido de viseira em boas condições de transparência e, homologado pelo INMETRO ou órgão equivalente;

6.3 – Macacão de mangas compridas em tecido grosso ou couro, apropriados para competições de kart, no qual deverão constar de forma visível, na parte frontal, o nome, o tipo sanguíneo e o fator RH do piloto;

6.4 – Luvas completamente fechadas, não podendo apresentar furos ou rasgos que venham a deixar expostos as palmas e dedos das mãos;

6.5 – Protetor de pescoço aconselhável.

6.6 – Sapatilha de competição ou tênis de cano alto.

7 – BRIEFING:

7.1 – Deverá participar do briefing apenas um representante de cada equipe.

9 CORRIDA:

9.1 – A corrida terá a duração de 4 (quatro) horas no mínimo mais uma volta

A bandeira branca de ÚLTIMA VOLTA será mostrada no Posto do Diretor de Prova ao líder da prova em sua primeira passagem pela faixa de cronometragem depois de completado 4 horas de prova, abrindo assim a última volta da corrida.

 

10 GRID DE LARGADA:

10.1 – O grid de largada será montado através de sorteio durante o briefing e será no estilo Le Mans.

10.2 – Os karts deverão ficar ligados em 45º e um integrante da equipe deverá ficar atrás do kart durante a largada, neste momento o kart não poderá ser empurrado.

10.3 – Fica a critério da equipe quanto ao piloto que assumirá a condução do kart na largada.

10.4 – O kart que necessitar de manutenção no grid de largada deverá ser recolhido ao Parque Fechado e, após a manutenção deverá aguardar a largada no parque fechado e sair quando o ultimo kart do pelotão passar.

11 EM CASO DE CHUVA:

11.1 – Se a corrida iniciar sob chuva, todos os karts deverão iniciar a corrida utilizando o filtro de chuva fornecido pela RBC.

11.2 – Em caso de chuva no decorrer da corrida, a direção de prova sinalizará com bandeira de Pista Escorregadia.

11.3 – A partir do momento em que a bandeira de Pista Escorregadia for apresentada pela direção de prova, todos os pilotos deverão providenciar a troca do filtro de ar pelo de chuva.

11.4 – A troca poderá ser feita a qualquer momento após a apresentação da bandeira, porém, ao final da corrida o kart que não estiver com o filtro de chuva acoplado em seu motor estará automaticamente desclassificada, mesmo que tenha parado de chover.

11.5 – A troca de pneus de chuva fica a critério das equipes.

12 – MANUTENÇÃO NA PISTA:

12.1 – Não será permitido fazer manutenção do kart na pista.

12.2 – A manutenção somente poderá ser feita no parque fechado.

12.3 – Somente poderão permanecer no parque fechado mecânicos com jalecos fornecidos pela organização.

13 TROCA DE MOTOR:

13.1 – Na primeira troca, a equipe sofrerá penalidade de acréscimo de 30 segundos em seu tempo ao final da prova.

13.2 – Na segunda troca, a equipe sofrerá penalidade de perda de duas voltas ao final da prova.

13.3 – A equipe não sofrerá penalidade na troca do motor somente se houver quebra que impossibilite o reparo no local.

14 – QUEBRA NA PISTA:

14.1 – Em caso de quebra, acidente, pane seca de combustível ou qualquer outro motivo que impeça o piloto de trazer por meios próprios o kart para o parque fechado, o chefe de sua equipe deverá comunicar o fato ao diretor de prova que, em comum acordo com os comissários desportivos adotará as medidas necessárias para a remoção do kart avariado da pista.

14.2 – Após autorização da direção de prova, o kart deverá ser conduzido ao parque fechado empurrado ou carregado pelos integrantes da equipe, de forma segura sem acarretar riscos aos demais.

14.3 – O kart deverá ser pesado juntamente com o piloto que o conduzia no momento da quebra.

15 SENSORES DE CRONOMETRAGEM:

15.1 – Os sensores serão fornecidos pelo kartódromo.

15.2 – Os sensores são de propriedade da cronometragem, sendo obrigatória a sua devolução após a corrida.

15.3 – A equipe que não devolver o sensor na situação acima terá que ressarcir à cronometragem o valor de R$ 700,00 (setecentos reais).

16 – PARADAS OBRIGATÓRIAS:

16.1 – Todas as equipes deverão fazer no mínimo 4 (quatro) paradas obrigatórias, sendo 1 (uma) delas com no mínimo 10 minutos e 3 (três) com no mínimo 5 (cinco) minutos cada.

16.2 – As paradas poderão ser feitas a qualquer momento da corrida até 3h45min de prova.

16.3 – O piloto deverá conduzir seu kart até a balança que será colocada após o túnel que da acesso aos boxes, em baixa velocidade, desligar o motor, pesar o conjunto, assinar a súmula e conduzir o kart desligado ao parque fechado. O tanque para abastecimento ficará no parque fechado.

16.4 – A parada obrigatória não será válida se o piloto da equipe não assinar a súmula.

16.5 – Em todas as paradas o peso do conjunto piloto/kart será conferido.

16.6 – Ao final da corrida a equipe que não tiver feito todas as paradas obrigatórias será considerada desclassificada.

17 – FECHAMENTO DO PARQUE FECHADO:

A entrada para o parque fechado estará fechada 15 minutos antes de terminar a prova e permanecerá fechado até o final da corrida. Se no período de 15 minutos  para terminar a prova algum kart apresentar problemas mecânicos, o mesmo deverá solicitar a direção de prova autorização para entrar no parque fechado e fazer a manutenção, neste caso será proibido abastecer ou calibrar os pneus.

18 – ABASTECIMENTO:

18.1 – O abastecimento será feito pela organização.

18.2 – A equipe que se recusar a reabastecer seu kart, mesmo assim, terá que obedecer a fila de abastecimento.

18.3 – A organização fornecerá no máximo 5 litros por cada parada obrigatória.

18.4 – Para o reabastecimento, o tanque somente poderá ser aberto no Parque Fechado pela organização e, fechado pelo piloto que irá conduzir o kart naquele momento.

18.5 – No abastecimento e após cada reabastecimento, o tanque de combustível será lacrado.

18.6 – O kart que se apresentar para o reabastecimento com o lacre do tanque de combustível rompido sofrerá penalização com Time Penalty.

17.7 – Durante o abastecimento/reabastecimento, o motor do kart deverá estar desligado e o piloto do lado de fora do kart.

19 – PARALISAÇÃO DA PROVA:

19.1 – Em caso de paralisação da prova, o Box estará fechado para entrada de kart e, os karts serão posicionados na reta principal em fila indiana, não sendo permitido fazer manutenção nem reabastecimento.

19.2 – Durante o tempo de neutralização da prova, o tempo continuará sendo contado e não será acrescentado ao seu final.

19.3 – Se a prova for reiniciada, a formação do grid será baseada na volta anterior a paralisação.

19.4 – Se não houver condições de reiniciar, mesmo que não tenha sido completado 75% do tempo previsto para a prova, caso o motivo da interrupção seja superior à uma hora, a mesma será encerrada.

19.5 – Não caberá recurso contra a decisão de interrupção ou encerramento da prova.

20 PENALIZAÇÕES:

20.1 – O kart que parar na pista por falta de combustível poderá usar a parada para cumprir a parada obrigatória de 5 minutos e, após voltar á pista deverá ser punido com um Time Penalty de 1 minuto.

20.2 – Qualquer atitude antidesportiva por parte de qualquer membro da equipe dentro ou fora da pista, a equipe será punida com Time Penalty de 1 minuto.

20.3 – O piloto que for flagrado ingerindo bebida alcoólica antes ou durante a corrida estará proibido de participar do evento.

20.4 – Caso fique evidenciado pela direção de prova que um kart esteja auxiliando outro kart na pista (empurrando), as duas equipes serão punidas com Time Penalty de 1 minuto.

20.5 Falta de pesos:

Até 5 kilos – punição com Time Penalty 1 minuto.

De 5 até 10 kilos – punição com Time Penalty 2 minutos.

Acima de 10 kilos – Desclassificação da prova.

20.6 – Se houver qualquer rompimento nos lacres dos motores, a equipe estará

automaticamente desclassificada.

21 – DO TIME PENALTY

21.1 – Time Penalty – O piloto deverá parar o kart em local determinado pelo

comissário. O tempo será contado a partir do momento em que o kart parar no local indicado. Será liberado após autorização do comissário.

21.2 – Durante o cumprimento do Time Penalty, os karts não poderão ter qualquer tipo de manutenção.

22 – CLASSIFICAÇÃO FINAL E PREMIAÇÃO:

22.1 – Classificação: Será declarada campeã das “160 MILHAS RBC”, a equipe que ao completar às 4 (quatro) horas de corrida mais uma volta, cruzar a linha de chegada em 1º lugar.

23 – PREMIAÇÃO:

23.1 – 3 troféus para as equipes: Campeã, Vice Campeã e Terceira colocada.

24 – CASOS OMISSOS:

24.1 – Os casos omissos serão analisados, julgados e decididos pelos Comissários Desportivos.

REGULAMENTO TÉCNICO – CAPÍTULO II

25 – GENERALIDADES:

25.1 – Pneus: Será da marca MG com selo vermelho adquirido junto ao kartódromo no ato da inscrição.

Todas as equipes poderão deixar com a comissão técnica um jogo de pneus extra da marca MG selo vermelho novo ou usado de sua propriedade para uma eventual troca durante a corrida.

Em caso de chuva, as equipes poderão utilizar pneus adequados para chuva, novos ou usados da marca MG.

25.2 – Combustível: O combustível a ser utilizado será fornecido pela organização e já está incluindo no valor da taxa de inscrição.

25.3 – Chassis – de propriedade da equipe, exclusivamente homologado, vistoriado e aprovado pelo comissário técnico.

25.4 – Os karts deverão ser equipados com carenagem tipo BAMAQ ou similar.

25.5 – As carenagens poderão ser adquiridas na loja do kartódromo, o valor será em torno de R$ 1.500,00.

25.6 – Peso – O peso do conjunto piloto/kart deverá ser de no mínimo 200 kg.

25.7 – Coroa – Deverão ser de até 41 dentes.

25.8 – Escapamento – Será fornecido pela RBC, a medida deverá ser de 660,0mm, com tolerância de 5,00mm para mais e de 10 mm para menos.

 

 

Vespasiano, Novembro de 2019.