160 MILHAS DE FÉRIAS RBC RACING
F-400
EDIÇÃO 2021
REGULAMENTO DESPORTIVO – CAPÍTULO I
1 – ORGANIZAÇÃO:
1.1– O Kartódromo RBC Racing fara realizar a disputa aberta denominada 160 MILHAS DE FÉRIAS RBC.
-PROMOÇÃO/ORGANIZAÇÃO: KARTÓDROMO RBC RACING
-SINALIZAÇÃO/CRONOMETRAGEM: KARTÓDROMO RBC RACING
-EXTENSÃO E SENTIDO DA PISTA: 1200 METROS SENTIDO HORÁRIO.
2 – CALENDÁRIO:
2.1 – A prova será disputada em etapa única dia 24/Julho/2021.
2.2 – SORTEIOS DE MOTOR E PNEUS
24/07 – 08h00min às 08h25min
2.3 – TREINO LIVRE
24/07 – 08h30min ás 09h00min.
2.4 – BRIEFING / SORTEIO DO GRID
24/07 – 09h10min às 09h40min.
2.5 – ABASTECIMENTO/ALINHAMENTO GRID
24/07 – 09h45min às 09h55min.
2.6 – CORRIDA
24/07 – Inicio – 10h00min.
24/07 – Término – Aproximadamente 14h00min.
2.7 – PREMIAÇÃO:
24/07 – 14h30min.
2.8 – CONFRATERNIZAÇÃO:
24/07 – 14h30min
3 – CATEGORIA:
3.1 – Categoria única Fórmula 400, aberta a pilotos com idade igual ou superior a 15 anos.
4 – INSCRIÇÕES E CONDIÇÕES DOS MOTORES:
4.1 – As inscrições deverão ser efetuadas na secretaria do Kartódromo RBC Racing até o dia 14 de Julho de 2021. Os pilotos deverão atender aos seguintes requisitos:
4.2 – Preenchimento e assinatura da ficha de inscrição do piloto ou responsável quando menor.
4.3 – Pagamento da taxa de R$ 2.380,00 (dois mil trezentos e oitenta reais).
4.4 – As carenagens poderão ser adquiridas na loja do kartódromo, o valor será em torno de R$ 1.500,00.
4.5 – As equipes serão formadas por no mínimo 2 pilotos.
4.6 – O número mínimo de inscrições deverá ser de 15 equipes, caso não atinja este número até dia 10 de Julho de 2021, a organização se reserva o direito de cancelar a prova devolvendo o valor das inscrições descontando os encargos e impostos que incidir sobre cartões de crédito.
4.7 – Estão incluídos no valor da inscrição: Motor com embreagem e descarga, 1 jogo de pneus marca MG selo vermelho, combustível e Chopp após o evento.
4.8 – O ingresso avulso para participar da confraternização com Chopp estará disponível na secretaria do kartódromo pelo valor de R$ 90,00 (noventa reais).
4.9 – Um mesmo piloto poderá se inscrever e participar em quantas equipes ele optar.
4.10 – Terá preferência na escolha do número para o kart a equipe que se inscrever primeiro.
5 – CARACTERISTICA DO MOTOR E ACESSÓRIOS:
5.1 – Os motores serão fornecidos pela RBC a título de locação e sorteados dia 24/07/2021 de 8h00min até 8h25min.
5.2 – Os motores da marca Honda GX 390, a gasolina, fornecido e sorteado pela RBC Preparação de Motores, devidamente lacrados serão entregues com curva, escapamento, carburador, filtros de ar e de chuva, vela e embreagem.
5.3 – O rompimento de qualquer lacre do motor acarretará na desclassificação da
equipe.
5.4 – A responsabilidade pelo motor, desde o momento em que recebê-lo da RBC
Preparação de Motores até o momento da sua devolução será do competidor ou de seu representante legal.
6 – INDUMENTÁRIA:
6.1 – Durante todas as atividades de pista, o piloto deverá estar utilizando:
6.2 – Capacete com proteção do queixo e construção integral, munido de viseira em boas condições de transparência e, homologado pelo INMETRO ou órgão equivalente;
6.3 – Macacão de mangas compridas em tecido grosso ou couro, apropriados para competições de kart, no qual deverão constar de forma visível, na parte frontal, o nome, o tipo sanguíneo e o fator RH do piloto;
6.4 – Luvas completamente fechadas, não podendo apresentar furos ou rasgos que venham a deixar expostos as palmas e dedos das mãos;
6.5 – Protetor de pescoço aconselhável.
6.6 – Sapatilha de competição ou tênis de cano alto.
7 – BRIEFING:
7.1 – Deverá participar do briefing apenas um representante de cada equipe.
9 – CORRIDA:
9.1 – A corrida terá a duração de 4 (quatro) horas no mínimo mais uma volta
A bandeira branca de ÚLTIMA VOLTA será mostrada no Posto do Diretor de Prova ao líder da prova em sua primeira passagem pela faixa de cronometragem depois de completado 4 horas de prova, abrindo assim a última volta da corrida.
10 – GRID DE LARGADA:
10.1 – O grid de largada será montado através do resultado do sorteio.
10.2 – A largada será lançada em fila dupla.
10.3 – Fica a critério da equipe quanto ao piloto que assumirá a condução do kart na largada.
10.4 – O kart que necessitar de manutenção no grid de largada deverá ser recolhido ao Parque Fechado e, após a manutenção deverá aguardar a largada no parque fechado e sair quando o ultimo kart do pelotão passar.
11 – EM CASO DE CHUVA:
11.1 – Se a corrida iniciar sob chuva, todos os karts deverão iniciar a corrida utilizando o filtro de chuva fornecido pela RBC.
11.2 – Em caso de chuva no decorrer da corrida, a direção de prova sinalizará com bandeira de Pista Escorregadia.
11.3 – A partir do momento em que a bandeira de Pista Escorregadia for apresentada pela direção de prova, todos os pilotos deverão providenciar a troca do filtro de ar pelo filtro de chuva.
11.4 – A troca poderá ser feita a qualquer momento após a apresentação da bandeira, porém, ao final da corrida o kart que não estiver com o filtro de chuva acoplado em seu motor estará automaticamente desclassificada, mesmo que tenha parado de chover.
11.5 – A troca de pneus de chuva fica a critério das equipes.
12 – MANUTENÇÃO NA PISTA:
12.1 – Não será permitido fazer manutenção do kart na pista.
12.2 – A manutenção somente poderá ser feita no parque fechado.
12.3 – Somente poderão permanecer no parque fechado mecânicos com jalecos
fornecidos pela organização.
13 – TROCA DE MOTOR:
13.1 – Na primeira troca, a equipe sofrerá penalidade de acréscimo de 30 segundos em seu tempo ao final da prova.
13.2 – Na segunda troca, a equipe sofrerá penalidade de perda de duas voltas ao final da prova.
13.3 – A equipe não sofrerá penalidade na troca do motor somente se houver quebra que impossibilite o reparo no local.
14 – QUEBRA NA PISTA:
14.1 – Em caso de quebra, acidente, pane seca de combustível ou qualquer outro motivo que impeça o piloto de trazer por meios próprios o kart para o parque fechado, o chefe de sua equipe deverá comunicar o fato ao diretor de prova que, em comum acordo com os comissários desportivos adotará as medidas necessárias para a remoção do kart avariado da pista.
14.2 – Após autorização da direção de prova, o kart deverá ser conduzido ao parque fechado empurrado ou carregado pelos integrantes da equipe, de forma segura sem acarretar riscos aos demais.
14.3 – O kart deverá ser pesado juntamente com o piloto que o conduzia no momento da quebra.
15 – SENSORES DE CRONOMETRAGEM:
15.1 – Os sensores serão fornecidos pelo kartódromo.
15.2 – Os sensores são de propriedade da cronometragem, sendo obrigatória a sua devolução após a corrida.
15.3 – A equipe que não devolver o sensor na situação acima terá que ressarcir à
cronometragem o valor de R$ 700,00 (setecentos reais).
16 – PARADAS OBRIGATÓRIAS:
16.1 – Todas as equipes deverão fazer no mínimo 4 (quatro) paradas obrigatórias, sendo 1 (uma) delas com no mínimo 10 minutos e 3 (três) com no mínimo 5 (cinco) minutos cada.
16.2 – As paradas poderão ser feitas a qualquer momento da corrida até 3h45min de prova.
16.3 – O piloto deverá conduzir seu kart até a balança que será colocada após o túnel que da acesso aos boxes, em baixa velocidade, desligar o motor, pesar o conjunto, assinar a súmula e conduzir o kart desligado ao parque fechado. O tanque para abastecimento ficará no parque fechado.
16.4 – A parada obrigatória não será válida se o piloto da equipe não assinar a súmula.
16.5 – Em todas as paradas o peso do conjunto piloto/kart será conferido.
16.6 – Ao final da corrida a equipe que não tiver feito todas as paradas obrigatórias será considerada desclassificada.
17 – FECHAMENTO DO PARQUE FECHADO:
A entrada para o parque fechado estará fechada 15 minutos antes de terminar a prova e permanecerá fechado até o final da corrida. Se no período de 15 minutos para terminar a prova algum kart apresentar problemas mecânicos, o mesmo deverá solicitar a direção de prova autorização para entrar no parque fechado e fazer a manutenção, neste caso será proibido abastecer ou calibrar os pneus.
18 – ABASTECIMENTO:
18.1 – O abastecimento será feito pela organização.
18.2 – A equipe que se recusar a reabastecer seu kart, mesmo assim, terá que obedecer a fila de abastecimento.
18.3 – A organização fornecerá no máximo 5 litros por cada parada obrigatória.
18.4 – Para o reabastecimento, o tanque somente poderá ser aberto no Parque Fechado pela organização e, fechado pelo piloto que irá conduzir o kart naquele momento.
18.5 – No abastecimento e após cada reabastecimento, o tanque de combustível será lacrado.
18.6 – O kart que se apresentar para o reabastecimento com o lacre do tanque de
combustível rompido sofrerá penalização com Time Penalty.
17.7 – Durante o abastecimento/reabastecimento, o motor do kart deverá estar desligado e o piloto do lado de fora do kart.
19 – PARALISAÇÃO DA PROVA:
19.1 – Em caso de paralisação da prova, o Box estará fechado para entrada de kart e, os karts serão posicionados na reta principal em fila indiana, não sendo permitido fazer manutenção nem reabastecimento.
19.2 – Durante o tempo de neutralização da prova, o tempo continuará sendo contado e não será acrescentado ao seu final.
19.3 – Se a prova for reiniciada, a formação do grid será baseada na volta anterior a paralisação.
19.4 – Se não houver condições de reiniciar, mesmo que não tenha sido completado 75% do tempo previsto para a prova, caso o motivo da interrupção seja superior à uma hora, a mesma será encerrada.
19.5 – Não caberá recurso contra a decisão de interrupção ou encerramento da prova.
20 – PENALIZAÇÕES:
20.1 – O kart que parar na pista por falta de combustível poderá usar a parada para cumprir a parada obrigatória de 5 minutos e, após voltar á pista deverá ser punido com um Time Penalty de 1 minuto.
20.2 – Qualquer atitude antidesportiva por parte de qualquer membro da equipe dentro ou fora da pista, a equipe será punida com Time Penalty de 1 minuto.
20.3 – O piloto que for flagrado ingerindo bebida alcoólica antes ou durante a corrida estará proibido de participar do evento.
20.4 – Caso fique evidenciado pela direção de prova que um kart esteja auxiliando outro kart na pista (empurrando), as duas equipes serão punidas com Time Penalty de 1 minuto.
20.5 – Falta de pesos:
Até 5 quilos – punição com Time Penalty 1 minuto.
De 5 até 10 quilos – punição com Time Penalty 2 minutos.
Acima de 10 quilos – Desclassificação da prova.
20.6 – Se houver qualquer rompimento nos lacres dos motores, a equipe estará
automaticamente desclassificada.
21 – DO TIME PENALTY
21.1 – Time Penalty – O piloto deverá parar o kart em local determinado pelo
comissário. O tempo será contado a partir do momento em que o kart parar no local indicado. Será liberado após autorização do comissário.
21.2 – Durante o cumprimento do Time Penalty, os karts não poderão ter qualquer tipo de manutenção.
22 – CLASSIFICAÇÃO FINAL E PREMIAÇÃO:
22.1 – Classificação: Será declarada campeã das “160 MILHASDE FÉRIAS RBC”, a equipe que ao completar às 4 (quatro) horas de corrida mais uma volta, cruzar a linha de chegada em 1º lugar.
23 – PREMIAÇÃO:
23.1 – 2 troféus para as equipes: Campeã, Vice Campeã, Terceira colocada, Quarta colocada e Quinta colocada.
24 – CASOS OMISSOS:
24.1 – Os casos omissos serão analisados, julgados e decididos pelos Comissários Desportivos.
REGULAMENTO TÉCNICO – CAPÍTULO II
25 – GENERALIDADES:
25.1 – Pneus: Será da marca MG com selo vermelho adquirido junto ao kartódromo no ato da inscrição.
Todas as equipes poderão deixar com a comissão técnica um jogo de pneus extra da marca MG selo vermelho novo ou usado de sua propriedade para uma eventual troca durante a corrida.
Em caso de chuva, as equipes poderão utilizar pneus adequados para chuva, novos ou usados da marca MG.
25.2 – Combustível: O combustível a ser utilizado será fornecido pela organização e já está incluindo no valor da taxa de inscrição.
25.3 – Chassis – de propriedade da equipe, exclusivamente homologado, vistoriado e aprovado pelo comissário técnico.
25.4 – Os karts deverão ser equipados com carenagem tipo BAMAQ ou similar.
25.5 – As carenagens poderão ser adquiridas na loja do kartódromo, o valor será em torno de R$ 1.500,00.
25.6 – Peso – O peso do conjunto piloto/kart deverá ser de no mínimo 200 kg.
25.7 – Coroa – Deverão ser de até 41 dentes.
25.8 – Escapamento – Serão fornecidos pela RBC, a medida deverá ser de 660,0mm, com tolerância de 5,00mm para mais e de 10 mm para menos.
Vespasiano, Fevereiro de 2021.