18ª Seletiva Petrobras terá 1ª neste sábado, no RBC Racing
Um dos eventos com patrocínio de maior longevidade do esporte brasileiro atinge a “maioridade” apoiando o kartismo nacional. Serão 4 etapas e 12 finalistas, concorrendo a prêmios que incluem teste com simulador de F1, treino em equipe de base na Europa, experiência com carros de turismo e muito mais
A Seletiva de Kart Petrobras atinge um marco importante em sua história na temporada 2016. O evento chega a sua 18ª edição apoiando o kartismo brasileiro com um dos patrocínios de maior longevidade entre competições esportivas no país. Com o apoio da Petrobras desde 1999, a Seletiva de Kart Petrobras 2016 terá inicio neste sábado, dia 10, com a realização de sua primeira etapa classificatória no kartódromo RBC Racing, em Vespasiano (MG), durante a Taça Minas Gerais de Kart.
A competição terá novamente 12 finalistas, selecionados em quatro etapas classificatórias (três pilotos por etapa da categoria Graduados, com idades entre 15 e 18 anos). Além de Vespasiano, as disputas acontecerão em São Paulo (Copa São Paulo Light, etapa de Interlagos no dia 24 de setembro) e duas cidades estreantes: Cascavel, no Paraná, palco da Copa do Brasil de Kart no dia 15 de outubro, e Teresina, no Piauí, que receberá a etapa final no dia 29 de outubro dentro da Copa Norte de Kart. A decisão da Seletiva está programada para o início de novembro, com local ainda a ser definido.
O torneio manterá suas principais características e regras, com a premiação similar aos últimos dois anos e com o programa de orientação para os vencedores. Somando a premiação em dinheiro e do programa, o valor estimado chega a aproximadamente 300 mil reais, distribuídos da seguinte forma:
– Campeão: 70 mil reais
– Vice-campeão: 6 mil reais
– Programa de orientação para três finalistas (o campeão – independentemente de ter ou não participado do programa em 2015; o melhor estreante; e o melhor classificado, após o campeão, que não tenha participado do programa em 2015)
“Temos um desafio maior este ano, já que as etapas classificatórias estarão próximas umas das outras. No entanto, vamos conseguir manter o nosso compromisso de realizar quatro etapas em diferentes regiões do país, dando a chance de kartistas de vários estados brigarem pelas vagas. Estaremos nos principais campeonatos e chegando a duas novas cidades, que são Cascavel e Teresina, o que é muito importante, já que também temos o objetivo de fortalecer o kartismo em todo o país”, comentou Binho Carcasci, idealizador da Seletiva de Kart Petrobras e que está à frente do projeto desde o início. Vale ressaltar que com a entrada de Cascavel e Teresina a Seletiva chega a 34 cidades e 17 estados do Brasil.
“Fico muito feliz por atingir este marco na organização da Seletiva de Kart Petrobras. Foram muitas mudanças nestes anos e sempre buscamos adaptar e melhorar as nossas regras e prêmios, porque o automobilismo também mudou muito. Temos mais categorias, mais caminhos a serem seguidos e mais dificuldades também. Vamos manter nosso programa de orientação, que foi implantado há dois anos e tem sido bastante elogiado pelos vencedores. Que tenhamos mais uma edição de alto nível, muita competitividade e emoção”, completou Carcasci.
As ações do programa de orientação seguem divididas da seguinte forma:
Ações Técnicas: Simulador de Fórmula 1, treino em uma equipe de monoposto – categoria de base – na Europa, acompanhado por um coaching, vivência de um dia na oficina da equipe, além da experiência com carro de turismo no Brasil;
Ações Física e de Capacidade de Concentração: avaliação e acompanhamento físico e psicológico com preparador;
Ações de Marketing: lições sobre marketing esportivo e media training.
Confira o calendário da 18ª edição da Seletiva de Kart Petrobras: *
Fase Classificatória
10 de setembro – 1ª etapa (Taça Minas Gerais de Kart) – Vespasiano (MG)
24 de setembro – 2ª etapa – Copa Petrobras Sorriso Campeão (Copa São Paulo Light de Kart) – Interlagos (SP)
15 de outubro – 3ª etapa (Copa Brasil de Kart) – Cascavel (PR)
29 de outubro – 4ª etapa (Copa Norte de Kart) – Teresina (PI)
Final
Novembro – data e local a serem confirmados
* Sujeito a alterações
Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras, a Seletiva tem, em média, aproximadamente 110 pilotos tentando a vaga na final. Em 17 anos, mais de 200 já estiveram na briga pelo título.
Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).
Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training. A premiação total – somando todas as ações – chega a aproximadamente 300 mil reais. O campeão recebe 70 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 6 mil.
Os finalistas disputam o título com chassis fornecidos pela fabricante Bravar.
Mais informações: www.seletivadekartpetrobras.com.br