160 Milhas RBC Racing F400

160 Milhas RBC Racing F400

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II EDIÇÃO 2017

REGULAMENTO DESPORTIVO – CAPÍTULO I

1 – ORGANIZAÇÃO:

1.1– O kartódromo RBC Racing e FMA Federação Mineira de Automobilismo farão realizar a disputa aberta denominada 160 MILHAS RBC.

PROMOÇÃO/ORGANIZAÇÃO: KARTÓDROMO RBC RACING

SUPERVISÃO: FMA – FEDERAÇÃO MINEIRA DE AUTOMIBILISMO

SINALIZAÇÃO/CRONOMETRAGEM: KARTÓDROMO RBC RACING

EXTENSÃO E SENTIDO DA PISTA: 1200 METROS SENTIDO HORÁRIO.

2 – CALENDÁRIO:

2.1 – A prova será disputada em etapa única dia 16/Dezembro/2017

2.2 – SORTEIO DE MOTOR E PNEUS – 8h00min a 8h20min.

2.3 – TREINO LIVRE – 8h25min. a 8h45min.

2.4 – BRIEFING / SORTEIO DO GRID – 8h50min a 9h10min.

2.5 – ABASTECIMENTO/ALINHAMENTO GRID – 9h10min a 9h25min.

2.6 – CORRIDA – Inicio – 9h30min / Término – 13h30min. (Mais uma volta).

2.7 – PREMIAÇÃO: 13h40min.

2.8 – CONFRATERNIZAÇÃO: 13h50min

3 – CATEGORIA:

3.1 – Categoria única Fórmula 400, aberta a pilotos das categorias: PJK, PK, PGK, PSK B, PSK A e PKI.

4 – INSCRIÇÕES E CONDIÇÕES DOS MOTORES:

4.1 – As inscrições deverão ser efetuadas na secretaria do Kartódromo RBC Racing até o dia 18 de Novembro de 2017. Os pilotos deverão atender aos seguintes requisitos:

4.2 – Apresentação da Cédula Desportiva CBA 2017.

4.3 – Preenchimento e assinatura da ficha de inscrição do piloto ou responsável quando menor.

4.4 – Pagamento da taxa de R$ 1.830,00 (um mil, oitocentos e trinta reais) por equipe até o dia 18 de Novembro de 2017. Após esta data o valor da inscrição será de R$ 2.230,00 (dois mil duzentos e trinta reais).

4.5 – As equipes serão formadas por no mínimo 2 pilotos e no máximo 5 pilotos.

4.6 – O número mínimo de inscrições deverá ser de 15 equipes, caso não atinja este número até dia 18 de Novembro de 2017, a organização se reserva o direito de cancelar a prova devolvendo o valor das inscrições descontando os encargos e impostos que incidir sobre cartões de crédito.

4.7 – Estão incluídos no valor da inscrição: Motor com embreagem e descarga, combustível e Chopp após o evento.

4.8 – Um mesmo piloto poderá se inscrever e participar em até 2 equipes.

4.9 – Terá preferência na escolha do número para o kart a equipe que se inscrever primeiro.

5CARACTERISTICA DO MOTOR E ACESSÓRIOS:

5.1 – Os motores serão fornecidos pela RBC a título de locação e sorteados dia 16/12/2017 de 8h00min até 8h20min.

5.2 – Os motores da marca Honda GX 390, a gasolina, fornecido e sorteado pela RBC Preparação de Motores, devidamente lacrados serão entregues com curva, escapamento, carburador, filtros de ar turbo e de chuva, vela e embreagem.

5.3 – O rompimento de qualquer lacre do motor acarretará na desclassificação da equipe.

5.4 – A responsabilidade pelo motor, desde o momento em que recebê-lo da RBC Preparação de Motores até o momento da sua devolução será do competidor ou de seu representante legal.

6 – INDUMENTÁRIA:

6.1 – Durante todas as atividades de pista, o piloto deverá estar utilizando:

6.2 – Capacete com proteção do queixo e construção integral, munido de viseira em boas condições de transparência, e homologado pelo INMETRO ou órgão equivalente;

6.3 – Macacão de mangas compridas em tecido grosso ou couro, apropriados para competições de kart, no qual deverão constar de forma visível, na parte frontal, o nome, o tipo sanguíneo e o fator RH do piloto;

6.4 – Luvas completamente fechadas, não podendo apresentar furos ou rasgos que venham a deixar expostos as palmas e dedos das mãos;

6.5 – Protetor de pescoço aconselhável.

6.6 – Sapatilha de competição ou tênis de cano alto.

7 – BRIEFING:

7.1 – Deverá participar do briefing apenas um representante de cada equipe.

9CORRIDA:

9.1 – A corrida terá a duração de 4 (quatro) horas mais uma volta.

10GRID DE LARGADA:

10.1 – O grid de largada será montado através de sorteio durante o briefing e será no estilo Le Mans.

10.2 – Os karts deverão ficar ligados em 45º e um integrante da equipe deverá ficar atrás do kart durante a largada, neste momento o kart não poderá ser empurrado.

10.3 – Fica a critério da equipe quanto ao piloto que assumirá a condução do kart na largada.

10.4 – O kart que necessitar de manutenção no grid de largada deverá ser recolhido aos boxes e, após a manutenção deverá aguardar a largada no parque fechado e sair quando o ultimo kart do pelotão passar.

11 EM CASO DE CHUVA:

11.1 – Se a corrida iniciar sob chuva, todos os karts deverão iniciar a corrida utilizando o filtro de chuva fornecido pela RBC.

11.2 – Em caso de chuva no decorrer da corrida, a direção de prova sinalizará com bandeira de Pista Escorregadia.

11.3 – A partir do momento em que a bandeira de Pista Escorregadia for apresentada pela direção de prova, todos os pilotos deverão providenciar a troca do filtro de ar turbo pelo de chuva.

11.4 – A troca poderá ser feita a qualquer momento após a apresentação da bandeira, porém, ao final da corrida o kart que não estiver com o filtro de chuva acoplado em seu motor estará automaticamente desclassificada, mesmo que tenha parado de chover.

11.5 – A troca de pneus de chuva fica a critério das equipes.

12 – MANUTENÇÃO NA PISTA:

12.1 – Não será permitido fazer manutenção do kart na pista.

12.2 – A manutenção somente poderá ser feita nos boxes.

12.3 – Somente poderão permanecer no parque fechado mecânicos com jalecos fornecidos pela organização.

13TROCA DE MOTOR:

13.1 – Na primeira troca, a equipe sofrerá penalidade de acréscimo de 30 segundos em seu tempo ao final da prova.

13.2 – Na segunda troca, a equipe sofrerá penalidade de perda de duas voltas ao final da prova.

13.3 – A equipe não sofrerá penalidade na troca do motor somente se houver quebra que impossibilite o reparo no local.

14 – QUEBRA NA PISTA:

14.1 – Em caso de quebra, acidente, pane seca de combustível ou qualquer outro motivo que impeça o piloto de trazer por meios próprios o kart para o box, o chefe de sua equipe deverá comunicar o fato ao diretor de prova que, em comum acordo com os comissários desportivos adotará as medidas necessárias para a remoção do kart avariado da pista.

14.2 – Após autorização da direção de prova, o kart deverá ser conduzido aos boxes empurrado ou carregado pelos integrantes da equipe, de forma segura sem acarretar riscos aos demais.

14.3 – O kart deverá ser pesado juntamente com o piloto que o conduzia no momento do da quebra.

15SENSORES DE CRONOMETRAGEM:

15.1 – Os sensores serão fornecidos pelo kartódromo.

15.2 – Os sensores são de propriedade da cronometragem, sendo obrigatória a sua devolução após a corrida.

15.3 – A equipe que não devolver o sensor na situação acima terá que ressarcir a cronometragem o valor de R$ 700,00 (setecentos reais).

16 – PARADAS OBRIGATÓRIAS:

16.1 – Todas as equipes deverão fazer no mínimo 4 (quatro) paradas obrigatórias, sendo 1 (uma) delas com no mínimo 10 minutos e 3 (três) com no mínimo 5 (cinco) minutos.

16.2 – As paradas poderão ser feitas a qualquer momento da corrida.

16.3 – O piloto deverá conduzir seu kart até a balança que será colocada após o túnel que da acesso aos boxes, em baixa velocidade, desligar o motor, pesar o conjunto, assinar a súmula e conduzir o kart desligado ao box ou parque fechado. O tanque para abastecimento ficará no parque fechado.

16.4 – Ao final da corrida, todas as equipes terão que ter assinado a súmula no mínimo 4 (quatro) vezes.

16.5 – Em todas as paradas o peso do conjunto piloto/kart será conferido.

16.6 – Um mesmo piloto não poderá estar na condução do kart mais que duas vezes em sequencia.

16.7 – Ao final da corrida a equipe que não tiver feito todas as paradas obrigatórias será considerada desclassificada.

17 – ABASTECIMENTO:

17.1 – O abastecimento será feito pela organização.

17.2 – A equipe que se recusar a reabastecer seu kart, mesmo assim, terá que obedecer a fila de abastecimento.

17.3 – A organização fornecerá no máximo 5 litros por cada parada obrigatória.

17.4 – Para o reabastecimento, o tanque somente poderá ser aberto no Parque Fechado pela organização e, fechado pelo piloto que irá conduzir o kart naquele momento.

17.5 – No abastecimento e após cada reabastecimento, o tanque de combustível será lacrado.

17.6 – O kart que se apresentar para o reabastecimento com o lacre do tanque de combustível rompido sofrerá penalização com Time Penalty.

17.7 – Durante o abastecimento/reabastecimento, o motor do kart deverá estar desligado e o piloto do lado de fora do kart.

18 – PARALISAÇÃO DA PROVA:

18.1 – Em caso de paralisação da prova, o Box estará fechado para entrada de kart e, os karts serão posicionados na reta principal em fila indiana, não sendo permitido fazer manutenção nem reabastecimento.

18.2 – Durante o tempo de neutralização da prova, o tempo continuará sendo contado e não será acrescentado ao seu final.

18.3 – Se a prova for reiniciada, a formação do grid será baseada na volta anterior a paralisação.

18.4 – Se não houver condições de reiniciar, mesmo que não tenha sido completado 75% do tempo previsto para a prova, caso o motivo da interrupção seja superior à uma hora, a mesma será encerrada.

18.5 – Não caberá recurso contra a decisão de interrupção ou encerramento da prova.

19PENALIZAÇÕES:

19.1 – O kart que parar na pista por falta de combustível poderá usar a parada para cumprir a parada obrigatória de 5 minutos e, após voltar á pista deverá ser punido com um Time Penalty de 1 minuto.

19.2 – Qualquer atitude antidesportiva por parte de qualquer membro da equipe dentro ou fora da pista, a equipe será punida com Time Penalty de 1 minuto.

19.3 – O piloto que for flagrado ingerindo bebida alcoólica antes ou durante a corrida estará proibido de participar do evento.

19.4 – Caso fique evidenciado pela direção de prova que um kart esteja auxiliando outro kart na pista (empurrando), as duas equipes serão punidas com Time Penalty de 1 minuto.

19.5 – Falta de pesos:

Até 5 quilos  Punição com Time Penalty 1 minuto.
De 5 até 10 quilos  Punição com Time Penalty 2 minutos.
Acima de 10 quilos  Desclassificação da prova.

 19.6 – A equipe do piloto que estiver na condução do kart em até três paradas consecutivas ou mais sofrera punição com Time Penalty de 1 minuto.

19.7 – Se houver qualquer rompimento nos lacres dos motores, a equipe estará automaticamente desclassificada.

20 – DO TIME PENALTY:

20.1 – Time Penalty – O piloto deverá parar o kart em local determinado pelo comissário. O tempo será contado a partir do momento em que o kart parar no local indicado. Será liberado após autorização do comissário.

20.2 – Durante o cumprimento do Time Penalty, os karts não poderão ter qualquer tipo de manutenção.

21 – CLASSIFICAÇÃO FINAL E PREMIAÇÃO:

21.1 – Classificação: Será declarada campeã das “160 MILHAS RBC”, a equipe que ao completar às 4 (quatro) horas de corrida mais uma volta, cruzar a linha de chegada em 1º lugar.

22 – PREMIAÇÃO:

22.1 – Troféus para as 3 (três) equipes mais bem colocadas.

23 – CASOS OMISSOS:

23.1 – Os casos omissos serão analisados, julgados e decididos pelos Comissários Desportivos.

REGULAMENTO TÉCNICO – CAPÍTULO II

24 – GENERALIDADES:

24.1 – Pneus: Será da marca MG com selo vermelho adquirido junto ao kartódromo.

Todas as equipes poderão deixar com a comissão técnica um pneu traseiro e um pneu dianteiro da marca MG com selo vermelho novo ou usado para uma eventual troca durante a corrida.

Em caso de chuva, as equipes poderão utilizar pneus adequados para chuva, novos ou usados da marca MG.

24.2 – Combustível: O combustível a ser utilizado será fornecido pela organização e já está incluindo no valor da taxa de inscrição.

24.3 – Chassis – de propriedade da equipe, exclusivamente homologado, vistoriado e aprovado pelo comissário técnico.

24.4 – Peso – O peso do conjunto piloto/kart deverá ser de no mínimo 188 kg.

24.5 – Coroa – Deverão ser de até 41 dentes.

24.6 – Escapamento – Homologado 2013 marca Spinery cuja medida deverá ser de 660,0mm, com tolerância de 5,00mm para mais e de 10 mm para menos.

 

 

Vespasiano, 17 de Novembro de 2017.